Desconhecida por muitos, a Larimar natural é uma fantástica pedra preciosa encontrada somente na região da República Dominicana. Essa limitação associada com a alta procura está fazendo com que as jazidas se esgotem, tornando-se assim uma pedra de difícil acesso. Entretanto, podemos encontrá-la em alguns locais para a venda, que além de ser belíssima é uma pedra admirável recheada de energias curativas e espirituais.
Conheça suas propriedades calmantes e tranquilizantes que favorecem a paz e serenidade!
História do Larimar Natural
Foi em 1974 que a Larimar foi oficialmente encontrada na cidade de Barahona, situada na República Dominicana. Miguel Méndez, um morador do local, foi o responsável por nomeá-la em homenagem a sua filha Larissa, juntamente com a palavra mar, já que no momento da descoberta a pedra estava bem próximo às águas.
Assim, surgiram algumas lendas pelos povos locais. Eles diziam que a pedra foi produzida pelo oceano, e que em determinado local haveria uma formação rochosa repleto de pedras azuis.
De fato, essa informação não é verídica, já que ela é uma pedra de origem vulcânica, formada quando os gases quentes empurram os minerais cristalizados para cima através de “tubos” vulcânicos. Essa pressão pode ser tão grande que alguns pedaços de Larimar são jogados para o mar, fazendo com que cheguem até a beira da praia.
A Larimar pertence à família da Pectolita, um mineral que pode apresentar cores como o azul, branco, castanho e verde.
Mas foi sua tonalidade azul que se tornou popular entre os antigos gregos, como a pedra da Atlântida. Eles acreditavam que em algum momento a República Dominicana fez parte desse lendário continente.
Efeitos do Larimar Natural para o Corpo
Sua ação tem efeito de cura sobre a ossatura e ajuda em casos de esclerose, dores ciáticas, lumbago e reumatismo. Além de dores articulares como tensões musculares, dores de cabeça e coluna. Também é útil em casos de alergias, vírus e bactérias.
Clique aqui para conferir um post sobre o uso dos cristais nas dores de cabeça.
Efeitos do Larimar Natural para a Mente
A sua aparência transmite frescor e vivacidade para auxiliar nos casos de depressão, ativando as energias de autocura física e espiritual. É uma pedra de paz e claridade que emite energias de cura e amor, para facilitar a sabedoria interior e assim manifestar a exterior.
Ao utilizá-lo sobre o chacra do pescoço, é possível manifestar a harmonia emocional para suas forças se desenvolverem com naturalidade.
Ele também exerce todo o tipo de paz, seja ela pessoal, nos relacionamentos e na sociedade. Seu azul onírico transmite esse puro sentimento. Você pode ativar essa energia contemplando uma pedrinha de Larimar, coloque-a aproximadamente 30 centímetros de seus olhos e contemple-o enquanto repete o mantra: “independente do que aconteça a minha volta, eu estou em paz”. É uma prática eficiente para implementar em nosso dia-a-dia.
Dicas de Uso com o Larimar
Se você precisa transmitir serenidade em seu ambiente, utilize pedrinhas de Larimar colocadas sobre um recipiente de tonalidade clara. Afinal, ela é uma pedra associada ao elemento água que representa o frescor da natureza, assim, deixando o local mais agradável.
Para acessórios pessoais, o Larimar pode ser encontrado em forma de pingentes, justamente para ser usado na região do chacra da garganta.
Ficha de Descrição Técnica
Dureza – 5 – 5,5
Cor — Azul-claro, azul e branco, castanho, verde.
Composição Química — Silicato de sódio, cálcio, cobre, magnésio.
Propriedades — Sonhos diurnos paradisíacos, energia curativa do amor, afasta falsos amigos.
Locais de Origem — República Dominicana.
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas — Cally Hall
Gemas do Mundo — Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras — Karl Stark e Werner E. Meier
Karen Frazier — O livro dos Cristais
Respeite os direitos autorais Lei 9610/98 — qualquer reprodução de conteúdo sem autorização do autor do blog sem as devidas menções/créditos e links serão equiparadas ao crime de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez