Assim como um céu estrelado, o Lápis lazúli é uma bela rocha natural que apresenta pequenas inclusões brilhantes originadas da combinação de pedras como a Pirita, Calcita, Sodalita e Lazurita. Sem dúvida é uma mistura energética poderosa que provem propriedades de clareza espiritual, sendo possível expandir nossa consciência para proporcionar o amor e amizade.
Desfrute desta preciosa pedra que foi reverenciada por povos do antigo Egito!
História do Lápis Lazúli
Por milhares de anos, o lápis lazúli foi esculpido em desenhos e usado em forma de selos cilíndricos para assinaturas ou validar acordos importantes pelos povos babilônicos. Esses e outros objetos históricos como itens de joalheria foram encontrados em cemitérios egípcios há aproximadamente 300 a.c.
Além dessas utilidades, ele também era pulverizado para ser usado como sombra cosmética por mulheres egípcias, devido seu alto teor de pigmentação. Outras pedras como a safira também eram usadas como maquiagem.
Segundo o capítulo 140 do livro dos mortos egípcios, o lápis lazúli era incrustado na forma de um olho com acabamento em ouro, esse que era considerado um amuleto de grande poder, assim, no último dia do mês, oferecia-se este olho simbólico como forma de agradecimento.
Talvez sua tonalidade azul-escuro tenha sido primordial para ser reverenciado pelos faraós, já que eles o nomearam através da palavra arábica “azul” (céu) e da latina “lápis” que significa pedra.
Essa curiosa mistura de minerais é originada em mármores cristalinos, um processo em que é resultado do calor, temperatura e pressão impostos sobre aquelas rochas. Dependendo da concentração desses elementos, o lápis lazúli pode se tornar mais precioso, com menos vestígios de calcita e mais de pirita, tornando-o uma belíssima pedra com inclusões brilhantes.
Efeitos do Lápis Lazúli para o Corpo
No século XVII utilizavam o lápis lazúli para curar a melancolia, além de prevenir abortos, demência e epilepsia. Atualmente, é usado na cultura chinesa para tratar doenças respiratórias como a congestão nasal e espasmos.
Ele age enviando ondas de vibração energética para o corpo, assim reduzindo enfermidades no sangue, coração, pulmão, articulações e cérebro.
Clique aqui para conferir um post sobre o uso das pedras em nosso dia-a-dia!
Efeitos do Lápis Lazúli para a Mente
Ao penetrar em nosso corpo, sua energia estimula a necessidade de amor, parceria e amizade. Especialmente em casos de bloqueios mentais, receios e preconceitos, proporcionando mais autoconfiança.
Por ser uma pedra com posicionamento sobre o chacra da garganta, é comumente recomendado seu uso em pessoas que se apresentam em público, como audições ou palestras. Utilizá-lo como colar ou brinco irá ajudar para um melhor desempenho.
Na meditação, sua ação é sobre o terceiro olho para nos conduzir a uma maior profundidade do espírito. Ele funciona como uma luz, atraindo nossa alma para abrir caminhos espirituais até então desconhecidos. Experimente usá-lo com o quartzo transparente, para amplificação de suas energias.
Dicas de Uso com o Lápis Lazúli
Sua tonalidade azul-intenso representa a criatividade, alegria e uma boa dose de espiritualidade. É a pedra perfeita que fica bem em qualquer acessório, especialmente em joias requintadas.
Encontre belos fios de lápis lazúli no site da ArtStones para a montagem de joias com a melhor qualidade. São pedras polidas e lapidadas disponíveis em seu formato liso e facetado para compor diversos tipos de acessórios. Clique aqui e adquira o seu!
Ficha de Descrição Técnica
Dureza 5 – 6
Cor – Azul real até azul-esverdeado, azul claro, azul escuro, parcialmente com inclusões douradas opaca.
Composição Química – Sódio, Alumínio, sílica com cálcio, ferro, magnésio, enxofre, zinco, cobalto.
Sistema cristalino: Isométrico, Cúbico.
Propriedades: Aumenta nossas energias positivas, intuição, proporciona profunda meditação, comunicação.
Locais de origem: Chile, Afeganistão, Burma.
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas – Cally Hall
Gemas do Mundo – Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras – Karl Stark e Werner E. Meier
Karen Frazier – O livro dos Cristais
Contudo respeite os direitos autorais Lei 9610/98 – Além de qualquer reprodução de conteúdo sem autorização do autor do blog sem as devidas menções/créditos e links serão equiparadas ao crime de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez