Com tons verdes graciosos que acompanham belas faixas paralelas, a Malaquita Natural é uma pedra mais que especial. Ela é extremamente rara, assim como, é capaz de representar o coração, natureza, prosperidade e cura. Dessa forma, seu dinamismo é evidente em todos os âmbitos necessários, inclusive em sua surpreendente aparência brilhosa.
Entenda quais são suas propriedades energéticas e como cuidar de uma pedra tão especial!
História da Malaquita Natural
Não se sabe ao certo como foi originado o nome malaquita, acredita-se que pode ser devido a sua cor verde ser muito parecida com a folha de malva, que vem da palavra grega “malache” e significa malva.
No antigo Egito, essa cor tinha um simbolismo muito forte, ela representava a vida e fertilidade, tanto que eles se referiam ao paraíso como um lugar repleto de malaquitas. Ainda nessa época eles a utilizavam para fazer uma grande variedade de pigmentos de tinta e sombra.
Mas a maior obra-prima já feita com essa pedra está localizada em São Petesburgo, na Rússia. O local é conhecido como palácio de inverno e apresenta grandiosas colunas revestidas de malaquita, além de uma bela lareira totalmente esculpida com ela. Assim, fica evidente como a malaquita foi apreciada pelos nossos antepassados.
Essa sala foi encomendada pela imperatriz Alexandra Fyodorovna em 1830, visando ser um local de encontros matrimoniais, para que as noivas da família real se arrumassem antes de seus casamentos.
Atualmente o local funciona como um museu, e pode ser admirado pelas pessoas que o visitam.
Efeitos da Malaquita Natural para o Corpo
A malaquita está entre as pedras curativas mais poderosas, que pode ser usada isolada ou em combinação com outros minerais, como, por exemplo, o lápis lazúli.
Ela é efetiva em problemas intestinas e dores reumáticas, além de ser uma ótima guia em momentos de esquecimento para o fortalecimento da memória.
Efeitos da Malaquita Natural para a Mente
Ao usar cristais de malaquita, tudo ao nosso redor se transforma, ou seja, a concentração de energia negativa é absorvida e alterada para transmitir as melhores experiências. Por isso, ela é conhecida como proteção contra acidentes. Leve sempre um pedacinho de malaquita na bagagem ou no bolso ao embarcar em alguma viagem.
Existem muitos relatos de autodesenvolvimento e sucesso com seu uso, especialmente por ser uma pedra que trabalha sobre o chacra do coração, afinal, esse local está associado com o sentimento de raiva que pode ser reduzido com o uso da malaquita.
Exercite essa prática utilizando-a em forma de pingente pendurado no pescoço, de forma que fique próximo ao coração. Caso sinta o sentimento de raiva aumentar, segure a malaquita com as mãos, feche os olhos e repita o mantra “Eu controlo minha raiva expressando-me de forma calma e positiva”. É um exercício meditativo muito poderoso e eficaz.
Clique aqui para conferir um post sobre a funcionalidade dos chacras!
Dicas de Uso com a Malaquita
Por ser uma pedra rara, o acesso à malaquita natural é extremamente difícil, portanto, existem fornecedores que misturam pó de outras rochas com materiais artificiais e finalizam aplicando tonalização e verniz, se tornando assim uma pedra reconstituída.
É uma alternativa acessível para aqueles que querem desfrutar da beleza da malaquita, porém não é eficaz para se obter as propriedades energéticas, afinal não é uma pedra natural.
Caso você tenha uma malaquita natural, ela é o tipo de pedra que precisa ser sempre limpa e carregada frequentemente. Use água morna e um pano macio para passar sobre ela e remover a energia acumulada. Para energizar, coloque-a próximo às plantas ou debaixo de uma árvore, não deixe muito tempo em contato com o sol, pois suas cores podem se desbotar.
Acessando o site da ArtStones, você encontra a malaquita em sua forma reconstituída para montar belas joias verdes. Clique aqui e aproveite!
Ficha de Descrição Técnica
Dureza — 3,5 – 4
Cor — Verde-Clara, Verde-escuro, esverdeada, opaco.
Composição Química — Cobre, carbonato de cromo, vestígios de zinco e de cálcio.
Propriedades: Pedra do Equilíbrio e sucesso, Limpeza da Alma contra
Locais de Origem: Congo, Oriente Médio, Rússia, Zâmbia.
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas — Cally Hall
Gemas do Mundo — Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras — Karl Stark e Werner E. Meier
Karen Frazier — O livro dos Cristais
Respeite os direitos autorais Lei 9610/98 — qualquer reprodução de conteúdo sem autorização do autor do blog sem as devidas menções/créditos e links serão equiparadas ao crime de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez