Apreciada pela tonalidade verde que promove sentimentos de saúde e sucesso, a Aventurina Natural é popularmente conhecida como Quartzo Verde, mas acredite, ela não se limita só a essa cor. Essa variedade é graças a inclusões em forma de pequenos cristais que refletem a luz e fornecem uma diversidade de cores!
Ficou curioso? Então conheça mais sobre sua história de origem e principais benefícios terapêuticos!
História da Aventurina Natural
Sua história começa no século 18, onde foi descoberta pela primeira vez por artesãos vidraceiros que surpreendentemente a confundiram com vidro devido ao seu aspecto semelhante.
Assim a nomearam como Aventurina, um nome derivado do italiano, “a ventura” que significa “uma fortuna”, classificada como a pedra da prosperidade.
Na época, ela começou a ser comercializada no ramo de joias, já que tinha incríveis brilhos iridescentes espalhados pela sua composição. Mas não era só isso, pois graças a sua dureza e fácil modelagem, muitas das ferramentas primitivas já encontradas eram feitas de aventurina.
Em sua grande maioria, as aventurinas são verdes e azuis com inclusões de fushsita, e facilmente encontradas na Índia. Já a aventurina branca, cinza e laranja podem apresentar inclusões de pirita ou do mineral goethita. Essas são mais comuns na Rússia, Espanha e Chile.
Mas cuidado ao comprar uma Aventurina Natural, dependendo da cor ou fragmentos, ela pode ser facilmente confundida com a Amazonita e o Jade. Ainda assim, uma dica para reconhecer a pedra é observar se ela apresenta o mineral mica, composto por inclusões brilhantes que causam um efeito cristalizado na pedra.
Entretanto, sua aparência também depende da forma como foi tratada inicialmente, se polida e lapidada, ela apresenta um brilho vítreo semelhante ao vidro. Um aspecto que difere de sua forma bruta onde a textura é mais áspera e opaca.
Efeitos da Aventurina Natural para o Corpo
Como toda pedra verde, a aventurina dispõe propriedades de cura terapêutica especialmente sobre a região da pele e olhos, contribuindo para a melhoria de alergias cutâneas e irritações na visão. Bem como exerce benefícios contra a queda de cabelo, caspas e problemas capilares.
Uma sugestão de uso é deixar a aventurina submersa na água durante a noite, a fim de passar esse liquido nos cabelos ou sobre a pele. Ela irá atuar positivamente sobre esses locais e inclusive pode ser usada como complemento de banho para sensações de bem-estar.
Efeitos da Aventurina Natural para a Mente.
A princípio a aventurina era associada somente a saúde e sucesso, porém com o passar dos anos, seus portadores perceberam o alto potencial energético envolvido nessa pedra.
Ela age manifestando a paciência, equilíbrio emocional e principalmente a boa sorte. Seja financeiramente, nas relações interpessoais ou até mesmo sorte em nossas próprias ações, afinal, por muito tempo foi utilizada como amuleto de sorte durante jogos e competições.
Agora que conhecemos melhor como funciona suas propriedades, que tal praticar a prosperidade com a aventurina?
Segure um pedaço de aventurina na mão receptora (mão esquerda) e repita o seguinte mantra por 5 a 10 minutos: “Eu sou grato por ser prospero”. Visualize a si mesmo como um ímã, atraindo a prosperidade.
Gostou da dica? Clique Aqui para ler uma matéria especial sobre a energia das pedras!
De Semijoias a Decoração de Ambientes
Você já ouviu falar na árvore da prosperidade? É uma peça popular no ramo da decoração retrô, muito utilizada na prática do feng shui por ser produzida a partir de pequenas pedrinhas roladas, inclusive com a nossa querida Aventurina Natural. Por isso, você quer transformar o ambiente em um local sagrado e cheio de personalidade, essa é a peça perfeita, pois irá atrair boa sorte e fortuna!
No geral, as pedras verdes proporcionam um ar elegante e clássico. Uma dica especial é usá-la como pulseira em uma reunião importante no trabalho, além da beleza, ela irá estimular a liderança e te deixara mais autoconfiante.
Como resultado, veja esse belíssimo conjunto de pulseira produzida com a aventurina e penduricalhos de metal.
Confira esse e outros produtos no site da ArtStones!
Ficha de Descrição Técnica da Aventurina
Grupo: Quartzo.
Dureza de Mohs: 6.5 – 7.
Cor: Verde-claro até verde-escuro, opaco até translucido.
Fratura: Concóide estilhaçada.
Sistema Cristalino: Trigonal.
Composição Química: Dióxido de Silício
Propriedades: Calmante, sorte, prosperidade
Locais Onde é Encontrada: Índia, Brasil, China, Rússia, Tibete.
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas – Cally Hall
Gemas do Mundo – Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras – Karl Stark e Werner E. Meier
Karen Frazier – O livro dos Cristais
Respeite os direitos autorais Lei 9610/98 – qualquer reprodução de conteúdo sem autorização do autor do blog sem as devidas menções/créditos e links serão equiparadas ao crime de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez