Você trabalha produzindo semijoias artesanais e quer criar uma coleção? Então, você está no lugar certo. No conteúdo de hoje, nós vamos te explicar em cinco passos como criar uma coleção de joias com suas peças. As coleções são formas de atrair mais clientes, apresentar sua marca de forma mais profissional e organizar seu trabalho com a montagem de orçamentos, produções e compras de materiais.
Quer aprender mais? Continue a leitura e veja como criar uma coleção de joias, como nomeá-la e como fazer com que sua coleção se destaque para que você tenha sucesso empreendendo no mercado de semijoias.
Passo a passo para criar sua coleção de semijoias
Como a inspiração é algo que pode ocorrer em praticamente qualquer momento, você pode ter uma ideia inicial sobre elementos do segundo, terceiro ou quarto passo antes de ter trabalhado com o primeiro, sem que isso cause prejuízos ao desenvolvimento de sua coleção.
Confira a seguir os cinco passos que você deve seguir para criar uma coleção de joias coesa e atrativa para despertar o interesse de seus clientes e vender mais peças.
1. Escolha o tema e a inspiração para a coleção
O primeiro passo para montar seu conjunto de semijoias é escolher o tema — que poderá ser definido por uma frase — e a inspiração — que pode ser composta por fotos, objetos e formas — para ela. Assim, você terá um guia para elaborar as peças de forma coesa, deixando-as com a cara da sua coleção. Nessa etapa, é importante que você faça uma análise de tendências e as preferências de seu público-alvo para conseguir elaborar joias que o interessem.
2. Defina os materiais e as cores das peças
Depois de definir um tema e a inspiração que guiarão o desenvolvimento das joias, você precisará definir quais materiais e quais cores serão usadas na composição de suas semijoias. Vale lembrar que os materiais e as cores devem ajudar a deixar o tema e a inspiração mais evidentes. Então, analise os contrastes e texturas criados por eles.
3. Escolha um estilo para as criações
O estilo das coleções é outro elemento que norteará os desenhos das peças, contribuindo para uma maior unidade na coleção. Para defini-lo, você poderá se basear nos passos anteriores e escolher entre estilos como minimalista, boho e clássico. Dessa forma, será possível trabalhar na definição dos rascunhos de maneira mais eficiente.
4. Dê um nome marcante para sua coleção de joias
Um nome marcante e memorável é excelente para tornar sua coleção mais conhecida entre os consumidores e deixá-la com um aspecto mais profissional, colaborando para a credibilidade de sua marca. Para garantir a escolha de um bom nome para sua coleção de joias, siga as dicas a seguir:
- Defina um nome exclusivo para que sua coleção não pareça uma cópia ou falsificação de outra mais famosa;
- Anote todas as suas ideias de nomes para a coleção de semijoias e depois decida qual será usado;
- Escolha um nome que tenha alguma relação com o tema do conjunto criado por você;
- Pense na facilidade de pronúncia e evite usar termos muito longos e complexos para facilitar a memorização.
5. Controle seu estoque e orçamento
Outro ponto importante para criar seu conjunto de semijoias é fazer o controle de orçamento e estoque. Analise quanto cada peça vai custar a partir dos materiais que você escolheu, do tempo levado para produzi-las, lucro e demais gastos para poder definir os preços de suas semijoias e seus custos iniciais. Determine também quantas peças serão produzidas e se programe com a elaboração dos estoques.
Dicas para diferenciar e destacar sua coleção no mercado
Depois de criar sua coleção de semijoias, é importante que você procure formas de se diferenciar e se destacar no mercado para atrair mais clientes e vender muito. Pensando nisso, nós preparamos três dicas que podem ser usadas em conjunto ou separadamente, para você ter um lançamento de sucesso. Confira-as a seguir:
1. Crie edições limitadas para gerar exclusividade
Edições limitadas promovem a exclusividade que colabora para o maior interesse de muitos públicos, especialmente daqueles que preferem ser os únicos a usar certo acessório por onde passarem. Além disso, essas edições também incentivam a compra mais rápida pelos clientes, pois os estoques não serão repostos quando acabarem, por isso, é necessário garanti-las quanto antes.
2. Invista em embalagens e apresentações personalizadas
O uso de embalagens que apresentem o produto de forma personalizada permite que haja um maior valor agregado nos produtos e que a identidade da sua marca seja reforçada. Então, vale a pena investir em pacotes ou caixas com cores e estampas que remetam à sua marca como um todo ou à coleção específica.
3. Colabore com influenciadores do nicho de semijoias
Outra forma de promover seu lançamento e se destacar no mercado é colaborar com influenciadores do nicho de semijoias que apresentarão suas peças para o público. Essa prática auxilia tanto para uma maior divulgação da coleção quanto para a credibilidade de sua marca e ainda permitirá a criação de conteúdo digital para sua loja de joias.
Para criar uma coleção de joias, o artesão deve escolher o tema, a inspiração, os materiais e as cores que serão usadas para as peças, dar um nome marcante para o conjunto e fazer o controle de estoque e orçamento. Gostou de aprender sobre esse tema? Confira também nosso conteúdo com sete alicates que todo artesão de semijoias precisa conhecer!