Você trabalha produzindo ou revendendo semijoias e quer aprender a tirar fotos atraentes de seus produtos? Então, você está no lugar certo. Hoje, vamos te explicar o passo a passo para você tirar fotos ótimas e criar conteúdo digital para sua loja de semijoias e conquistar novos clientes.
Para mostrar todos os detalhes de suas peças e gerar interesse em seus compradores, é importante que você faça boas combinações, tenha o cenário correto, posicione as joias para destacá-las e tome alguns cuidados. Quer aprender todas as etapas? Continue lendo este guia que preparamos para você sobre como tirar fotos de semijoias para revender!
1. Escolha as combinações de semijoias
O primeiro passo para tirar boas fotos de suas joias é escolher as peças que serão fotografadas individualmente e em conjunto. Você pode agrupar itens pertencentes a uma mesma coleção de semijoias ou produtos de coleções diferentes que combinem entre si.
Outra forma de fazer as montagens é colocar peças do mesmo tipo que possuam cores diferentes, por exemplo: duas pulseiras com pedras redondas, sendo uma verde e a outra amarela.
2. Monte o cenário ideal
O cenário é uma parte fundamental na hora de tirar fotos de semijoias. Com ele, é possível tanto destacar quanto ocultar características importantes das peças. Por exemplo: se suas joias forem feitas de pérolas, um fundo branco ou de cor muito clara não chamará muito a atenção dos possíveis clientes nem destacará detalhes da peça.
Por isso, vale a pena apostar em fundos mais escuros quando for fotografar semijoias de cores mais claras. O contrário também funciona, então, para colares, brincos, pulseiras e anéis feitos em tons mais escuros, escolha fundos de tons como branco ou bege.
Tenha cuidado com as texturas de fundo, uma vez que, quando usadas em excesso, elas também podem deixar as semijoias menos atrativas. Caso opte por ter uma pessoa como modelo, analise as cores e texturas das roupas, assim como partes de cabelo, que aparecerão na imagem.
Você também deverá ter cuidado com o uso de elementos cenográficos para compor a fotografia, como pedras soltas ou outros objetos. Isso porque eles podem roubar a cena e deixar as joias com pouco ou nenhum destaque.
3. Posicione sua peça no cenário montado
Além de ter um bom cenário, você precisa posicionar as peças corretamente nele. A melhor forma de fazer isso é testando posições diversas até encontrar uma que te agrade. Lembre-se de que você precisa deixar as joias em evidência e não apenas obter uma foto bonita. Por isso, evite que objetos do cenário ocupem muito espaço nos seus enquadramentos.
Ao usar um modelo, arrume as semijoias de modo que elas sejam o destaque da fotografia. Por exemplo: evite que cabelos longos tampem detalhes de brincos ou colares, procure também fazer imagens mais próximas da pessoa, ao invés das de corpo inteiro.
4. Atente-se à iluminação
Outro ponto que você precisa cuidar na hora de tirar fotos de semijoias para revender é a iluminação. Fotos muito escuras ou com partes de sombras podem ocultar detalhes de suas peças que seriam importantes para a decisão de compra do cliente. Para evitar esse problema, você pode usar uma mistura de luz natural — vinda de janelas — e artificial — de flashes, lâmpadas, lanternas e outras fontes.
5. Analise o enquadramento e o foco
Como já comentamos, é importante que você busque enquadrar a foto de modo que as semijoias fiquem em evidência. Uma boa forma de garantir isso é deixá-las mais centralizadas e/ou ocupando um espaço maior que outros objetos. Vale lembrar que o fundo é um elemento que pode e, em muitos casos, vai preencher uma parte maior da fotografia, o que não é um problema.
O foco da fotografia é importante para que suas peças apareçam com riqueza de detalhes. Então, foque a câmera nas joias ao invés de em algum outro elemento do cenário. Você também pode usar efeitos que deixem o fundo desfocado para dar ainda mais evidência para as semijoias.
6. Tire a foto e refaça, se necessário
Depois de tirar uma foto com as joias em determinada posição, confira o resultado e aproveite para refazer a fotografia, se necessário. Assim, você aproveita o cenário e a disposição das peças que já foram feitas ao invés de descobrir problemas somente na hora da edição. Dica: tire algumas fotos na mesma posição e escolha a melhor, já que sempre há pequenos movimentos nas mãos que alteram a fotografia final.
7. Faça a edição da fotografia
Por fim, faça a edição das fotos. Atualmente, existem diferentes aplicativos gratuitos e pagos que permitem edições de qualidade em suas fotos. Com eles, você consegue fazer modificações como clarear, escurecer, desfocar o fundo e aplicar alguns filtros para deixar suas peças com maior destaque. Tenha cuidado apenas com filtros que podem alterar significativamente as cores das semijoias e causar confusão nos clientes.
Confira 4 ideias para tirar fotos de semijoias e encantar a todos
Está sem ideias para tirar fotos das semijoias que você pretende vender ou revender? Veja a seguir algumas sugestões que preparamos para você se inspirar:
- Faça fotos de cada joia individualmente e em conjunto com outras peças de sua coleção;
- Tire fotos de uma mesma peça disposta em um cenário tradicional e sendo usada por modelos;
- Mostre como a mesma semijoia se destaca em pessoas com tons de pele diferentes;
- Monte combinações de joias e peças de roupa para inspirar seus clientes.
Para tirar fotos de joias que você pretende vender ou revender, é importante escolher as combinações de peças, montar e posicionar a joia em um bom cenário, cuidar da iluminação, do enquadramento e do foco, refazer em caso de necessidade e editar. Assim, você conseguirá atrair clientes e mostrar suas peças com detalhes.
Agora que você já sabe como tirar fotos de joias para revender, confira também nosso conteúdo sobre empreender no mercado de semijoias e aprenda dicas para ter uma loja de sucesso!