O citrino natural é sinônimo de beleza e encanto, afinal ele consegue transmitir prosperidade, criatividade e boa sorte. Esses atributos são resultados da sua tonalidade amarela, que desperta a alegria de viver. Mas nem todos os citrinos que apresentam o amarelo vibrante são naturais, muitos são obtidos através de um tratamento térmico feito a partir da ametista.
Nesse post mostraremos algumas dicas de como identificar um citrino tratado e a forma correta de uso para ativar e amplificar a suas propriedades.
História do Citrino Natural
Mencionada por historiadores, o citrino aparece em cenários importantes da Grécia Antiga. A pedra era lapidada em cabos de punhais e espada para ser usada por guerreiros de batalha no século XVIII. Sua importância se estendeu no final da Segunda Guerra Mundial, em que atrizes de Hollywood usavam joias cravejadas com peças polidas e lapidadas.
Seu nome foi dado em homenagem à palavra Citrus, que vem do latim. É provável que tenha relação com suas cores que nos remetem ao cítrico, e aos tons alaranjados da pedra.
Ao comparar um citrino com uma ametista, é possível perceber que ambos possuem inclusões cristalinas, já que são classificados como um grupo do quartzo. Porém, a principal diferença é a presença de ferro encontrado em sua composição.
Portanto, a maioria do citrino disponível no mercado é, na verdade, a ametista ou o quartzo fumê alterado por tratamento térmico. A ametista se torna amarela a partir de 470° C e o quartzo fumê a partir de 300° C.
Você pode reconhecer se um citrino foi modificado, se ele for extremamente transparente e saturado, isso significa que ele é uma ametista submetida ao tratamento térmico.
É uma forma mais acessível para a comercialização, afinal o citrino em seu estado natural é raro, encontrado quase que exclusivamente no Brasil e Madagascar. Outras jazidas são encontradas nos EUA, Espanha e Rússia.
Embora seja uma pedra preciosa, ela é mais barata que a ametista, mas muito apreciada na joalheria, por isso, é importante adquirir esse conhecimento para evitar qualquer tipo de mal-entendido na hora da compra.
Clique aqui para conferir um post sobre a Ametista Natural!
Efeitos do Citrino Natural para o Corpo
O citrino tem efeito purificador e regenerativo, especialmente no metabolismo, digestão e fígado. Ele ameniza perturbações de hormônios, digestão e moléstias das glândulas, além de proteger os recém-nascidos contra doenças.
A água enriquecida com o citrino também é apropriada para problemas do cabelo em geral. Para isso, deixe pedrinhas de citrino em repouso na água de um dia para o outro e utilize a água no comprimento dos fios.
Efeitos do Citrino Natural para a Mente.
Se você deseja ter mais prosperidade em todos os âmbitos da vida, o citrino é a pedra ideal. Coloque em prática posicionando um citrino no canto posterior esquerdo de sua casa, no feng shui esse local é considerado o canto da prosperidade.
Outra dica especial para empreendedores que possuem um comércio, é colocar uma pedra de citrino na caixa registradora, ou até mesmo guardada na carteira para promover a prosperidade nos negócios.
Ele também é uma pedra amplificadora, que graças a sua cor amarela possibilita vibrações na frequência do chacra do plexo solar.
Dicas de Uso com o Citrino Natural
O citrino é o tipo de pedra que nos possibilita montar inúmeras combinações com acessórios como pingentes, brincos e pulseiras.
Sua cor amarelo vibrante deixa qualquer peça mais bonita e elegante. Veja nesta foto em que combinamos uma pedrinha de citrino bruto como pingente, com o colar de turmalina petróleo. Clique no link para conferir os produtos disponíveis no site da ArtStones e produza as melhores Semijoias:
Nos vemos no próximo post!
Ficha de Descrição Técnica do Citrino
Grupo: Quartzo.
Dureza 7
Cor — Amarelo Claro até pardo-dourada.
Sistema cristalino — Trigonal, prismas de seis faces com pirâmides.
Composição Química –SiO2, óxido de silício.
Fratura concóide, muito frágil.
Propriedades: Pedra do Sucesso profissional, combate energias negativas e proporciona paz interior.
Locais onde é encontrada: Brasil, Colômbia, EUA, Madagáscar.
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas — Cally Hall
Gemas do Mundo — Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras — Karl Stark e Werner E. Meier
Karen Frazier — O livro dos Cristais
Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 — Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez