Atualmente, a criação de conteúdos para plataformas digitais é uma forte ferramenta de divulgação de produtos diversos, especialmente no ramo do artesanato. Só que muitos comerciantes têm dúvidas de como produzir esses conteúdos, seja pela aparente complexidade do algoritmo ou por pelos inúmeros tipos de postagens possíveis, como vídeos, stories e carrosséis.
Se você é um artesão no ramo de semijoias e tem dúvidas quanto ao que criar no mundo digital para impulsionar a visibilidade da sua marca, esse é o lugar certo. Nós, da ArtStones, preparamos um guia de como divulgar semijoias em diversas plataformas e ideias de conteúdos específicos para o Instagram. Confira!
Quais conteúdos são válidos em todas as plataformas digitais
Existem alguns conteúdos para divulgação de semijoias compatíveis com uma infinidade de plataformas digitais, como Facebook, Pinterest, TikTok, Instagram e por aí vai. Veja a seguir as melhores opções para divulgar sua loja de acessórios:
1. Use fotos criativas, de qualidade e preferencialmente originais
As fotos são uma excelente forma de mostrar os produtos aos clientes e atrair futuros compradores por meio de um conteúdo mais informativo. Existem duas formas de obter imagens para seus conteúdos: tirando-as ou retirando-as de bancos de imagens.
Tirar fotos originais de suas coleções e produzir suas próprias imagens exige um esforço maior, mas traz a vantagem de não correr o risco de usar a mesma foto que todos os seus concorrentes.
Caso opte por usar imagens de bancos de dados, confira se os direitos autorais foram cedidos para uso comercial para evitar problemas judiciais. Seja qual for sua escolha, é importante que as fotos tenham alta qualidade para reforçar a integridade do seu negócio!
2. Tenha uma linguagem que combine com sua marca e seus clientes
Elabore uma linguagem característica da sua marca, que consiga conversar com seus atuais e futuros clientes. Por exemplo: se seu público busca informações mais técnicas sobre as semijoias, você pode usar termos mais específicos da área, enquanto para leitores leigos no assunto, vale a pena explicar de forma simples o que os termos significam.
Além disso, se seu público for mais jovem e informal, você pode incluir gírias e emojis nos textos para fazê-los se sentir ainda mais próximos do que você traz ao mundo digital. Caso eles sejam mais velhos e adeptos de uma linguagem mais séria, vale a pena prezar pelas normas gramaticais e usar poucos ou nenhum emoji para estimular a identificação deles com o que você produz.
3. Produza conteúdos originais do interesse do seu público-alvo
Conteúdos originais que sejam do interesse do público são mais atrativos e agradáveis para seus leitores. Então, inspire-se no que outros estão fazendo, mas traga seu ponto de vista, apresente sempre uma forma inovadora ou diferenciada de fazer e mantenha sua forma de conversar com os usuários.
Quais conteúdos são compatíveis com postagens no Instagram?
Como o Instagram é uma das principais redes sociais usadas pelos vendedores de semijoias para chegar aos clientes, nós separamos algumas ideias para produzir conteúdos nessa plataforma, confira:
4. Mostre seus produtos e as novas coleções
Tire fotos e faça vídeos mostrando seus produtos atuais e as novas coleções que estão sendo produzidas. Dessa forma, os usuários conseguirão ver melhor as semijoias e decidir quais vão querer comprar, além de se sentirem por dentro de algo exclusivo.
5. Apresente como funciona a produção das semijoias
Apresentar o funcionamento da produção das semijoias contribui tanto para gerar interesse de compra nos clientes, que conseguirão ver mais sobre os produtos e qualidade dos mesmos, quanto uma aproximação maior entre a marca e os consumidores.
Além disso, colabora para a manutenção da rede social ativa sem que você gaste muito tempo criando um roteiro — afinal, esse processo já é algo natural da sua rotina!
Você também pode aproveitar esse tópico para explicar pontos que envolvem a produção das semijoias, como a diferença entre peças banhadas e folheadas, tipos de pedras em fios (facetadas, esféricas e em cascalhos, por exemplo), etc.
6. Dê dicas de como combinar as semijoias com diferentes looks
Com as dicas de combinações de roupas e semijoias, seus clientes saberão como usar a peça que compraram e também poderão adquirir novas para replicar alguma opção de look que gostaram. Dessa forma, eles se sentirão estimulados não apenas a ver suas peças como belos acessórios, como também itens versáteis que oferecem inúmeras possibilidades ao visual.
7. Ensine seus seguidores a cuidarem de semijoias
Outro conteúdo valioso para seus seguidores são quais os cuidados necessários para as semijoias durarem mais tempo e permanecerem com suas cores e brilho natural. Você pode ensinar formas de limpeza, armazenamento e precauções que podem ser tomadas durante o uso das peças.
8. Faça postagens sazonais em épocas como Carnaval, Ano Novo e mais
Aproveite épocas específicas do ano para fazer postagens temáticas que serão mais procuradas pelos usuários. Por exemplo:
- Dicas de colares, brincos e pulseiras que combinam com roupas de Carnaval ou Ano Novo;
- Sugestões de como escolher semijoias para presentear no Nata ou Dia das Mães;
- Quais peças ficam melhores com acessórios de inverno ou verão.
9. Interaja com seus seguidores através das caixinhas de perguntas
Abra caixinhas de perguntas para manter sua rede social mais ativa e, de quebra, se aproximar de seus seguidores. Você pode ainda deixar as respostas salvas na função “destaques” do perfil, evitando responder os mesmos questionamentos várias vezes e providenciar um acesso rápido às informações para os novos seguidores.
10. Promova concursos que envolvam a divulgação da sua marca
Os concursos incentivam maior engajamento na sua conta e colaboram para que a marca seja divulgada para mais usuários. Afinal, qual fã de semijoias não iria gostar de ganhar uma peça, não é mesmo?!
A forma mais tradicional de fazer sorteios é publicar uma imagem de divulgação com o prêmio e pedir para os interessados seguirem algumas regras, como: curtir o post, comentar marcando um ou dois amigos e compartilhar o post nos stories. Na data marcada, basta usar uma ferramenta de sorteio on-line e depois divulgar o ganhador.
Dica extra: faça uma live no dia do sorteio para engajar os participantes e mostrar transparência nos seus processos!
11. Faça parcerias com influenciadores do seu nicho
As parcerias com influenciadores de nichos nos quais as semijoias possam ser divulgadas, como perfis de moda ou rotina, colaboram para que novos públicos conheçam os produtos. Se sua loja não possui um grande orçamento, é possível buscar influenciadores com menos seguidores, porém fiéis, que, consequentemente, farão um acordo que cabe no seu bolso.
12. Aproveite para repostar os conteúdos feitos pelos clientes
Os próprios clientes também podem postar os produtos que receberam e marcar o perfil da sua loja, de forma que você possa repostá-los. Essa atitude movimenta a conta da loja, aproxima sua marca do cliente que a marcou e o deixará feliz com o compartilhamento, comprovando para possíveis compradores toda satisfação gerada pela entrega da peça.
13. Faça vídeos de unboxing ou montagem de envios
Faça vídeos curtos de unboxing ou da preparação dos pedidos que serão enviados e publique-os no Instagram. Assim, os possíveis clientes poderão ver e se interessar pela forma como os produtos são enviados e pelo carinho que você tem com eles. Isso também colabora para a criação de confiança na marca, uma vez que ela entrega os produtos comprados de forma cuidadosa.
14. Apresente feedbacks positivos de clientes
Divulgar os feedbacks positivos enviados pelos clientes é outra atitude que colabora para gerar confiança na marca, já que não são os donos da empresa ou influenciadores pagos que estão falando bem dos produtos, mas sim clientes que investiram e gostaram dos itens. Com essa aprovação social, existe uma possibilidade forte de mais e mais pessoas se interessarem pelo que você oferece.
Bônus: incentive a interação dos seguidores por meio dos comentários
Incentivar a interação por meio de perguntas, como “qual peça da nova coleção você mais gostou?”, ou pedidos, como “comente aqui qual sua favorita””, faz com que sua conta consiga mais engajamento e que os seguidores se sintam mais próximos da marca.
Viu só como criar conteúdos para divulgar sua loja de semijoias nas redes sociais é super fácil? Agora é só montar seu cronograma e ver seu negócio ganhar o público com uma comunicação única e cativante.
Se você gostou deste post, confira também nosso conteúdo sobre como criar uma coleção de joias e use nossas dicas para divulgá-la nas mídias digitais da melhor forma!
Estou apaixonada pelas dicas e colocarei em prática.
Obrigada pelo conteúdo maravilhoso.
ArtStones 😮 vocês entregaram tudooo !!!
Dicas de marketing profissional!🤩👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Adorei e já quero reproduzi-las!!!✨✨✨✨🤩
Sou cliente da loja e não sabia que vocês tinham um blog riquíssimo de informações muito relevantes. Adorei os conteúdos. Estão de parabéns.