Você está começando no mercado de peças artesanais, mas ainda não sabe como precificar suas semijoias? A ArtStones te ajuda! Venha ver nosso conteúdo com os pontos que você deve analisar antes de definir os preços e como fazer os cálculos corretos para empreender no mercado de semijoias, tendo lucros e evitando prejuízos.
7 fatores importantes para precificar produtos artesanais
Para conseguir colocar um preço justo em seus artesanatos sem ficar com prejuízos e ainda obter uma boa quantidade de lucro, você deve levar em consideração os sete pontos que listamos a seguir:
1. Conheça os custos de matérias-primas e mão de obra
Outro aspecto que deve ser considerado para definir os preços das suas semijoias são os custos com matérias-primas como pedras, pingentes, fechos, fios e arames. Ah, você também deverá colocar aqui seus custos com embalagens.
Para considerar o preço da mão de obra, você precisará cronometrar quanto tempo leva para cada peça ser feita. Em seguida, calcule quanto a produção de cada tipo de item custará e adicione ao seu preço final.
2. Saiba quais são seus custos fixos
É essencial que você saiba quais são seus custos fixos na hora de precificar seus artesanatos. Esses custos envolvem valores pagos em contas de água, luz, internet e aluguel, salários de funcionários — caso tenha —, materiais e serviços de limpeza. Inclua também valores usados para promover a divulgação das semijoias de forma digital ou não e gastos com transporte até seu local de trabalho.
3. Analise os preços da concorrência
Analisar quanto seus concorrentes estão cobrando pelos produtos colabora para te dar uma ideia dos valores médios que são esperados pelos consumidores. Essa pesquisa permitirá que você defina um valor justo que evitará prejuízos e será competitivo com o mercado.
Vale lembrar que você não precisa obrigatoriamente copiar os valores médios de todos os itens. É possível optar por se destacar com alguns produtos com preços mais baratos ou por uma qualidade maior que exija preços mais altos.
4. Analise fatores que diferenciam seu produto dos da concorrência
Os fatores que diferenciam seus produtos dos oferecidos pela concorrência também devem ser considerados nesse momento. Se seu grande diferencial for preços mais baixos, você deverá fazer suas peças com materiais e embalagens que possuam custos menores ou abrir mão de parte do lucro.
Já no caso de seu atrativo ser uma alta qualidade de peças feitas com materiais nobres e enviadas em pacotes que promovam uma experiência diferenciada para o comprador, consequentemente os preços de seus produtos serão mais altos que a média.
5. Defina sua margem de lucro
Depois de distribuir seus custos fixos e somá-los com os valores de matéria-prima e mão de obra, é a hora de definir qual será a porcentagem de sua margem de lucro para acrescentá-la ao preço final das peças.
Confira a fórmula e o exemplo abaixo para calcular esse valor:
- Preço de venda = custo do produto/1-margem de lucro;
Se o custo do produto for de 20 reais e o objetivo for conseguir 50% (0,5) de lucro com sua venda, o cálculo será:
- Preço de venda = 20/1 – 0,5;
- Preço de venda= 20/0,5;
- Preço de venda= 40 reais.
Nesse caso, será possível lucrar 20 reais com essa venda.
6. Deixe uma margem para fazer promoções e descontos
É importante ainda que você inclua uma margem para poder oferecer descontos em datas comemorativas, em casos de excessos de estoque ou criação de atrativos que colaborem para a fidelização dos clientes, como 5% de desconto para a primeira compra. Essa margem pode ser menor, caso você se disponha a abrir mão de parte do lucro para esses eventos.
7. Conheça as demandas do mercado
Existem épocas do ano em que as vendas de determinadas mercadorias podem aumentar ou reduzir consideravelmente. Por isso, é importante conhecer essas épocas e se preparar, produzindo mais ou menos peças para evitar perder vendas por falta de estoque ou ter que fazer grandes promoções por excesso de mercadorias e pouco espaço de armazenamento.
Qual a margem de lucro ideal para semijoias?
A margem de lucro ideal gira em torno de 70% e pode variar de acordo com alguns fatores, como:
- tempo em que a marca está no mercado: quanto maior a credibilidade da marca, maior será o preço que os clientes estarão dispostos a pagar;
- preços praticados pelos concorrentes: pode ser difícil conseguir clientes se os concorrentes com maior tradição e renome estiverem oferecendo preços muito abaixo dos seus;
- como a sua marca quer ser vista: se seu objetivo for comercializar produtos classificados como premium, é possível pedir um valor maior por cada item.
Quais os riscos de fazer uma precificação errada?
O principal risco de fazer uma precificação errada é obter um lucro insuficiente para cobrir todos os gastos e ficar com prejuízos. Além disso, um preço muito abaixo do comum pode levar os consumidores a acreditarem que os materiais usados e a qualidade da fabricação são inferiores.
Você pode ainda ter grandes dificuldades de efetuar vendas e acabar com um estoque excessivo, caso o preço esteja muito acima daquele que os clientes estão dispostos a pagar.
Para precificar semijoias produzidas artesanalmente, você deve saber seus custos com matérias-primas, mão de obra e gastos fixos. Além disso, deverá analisar os preços praticados pelos concorrentes, quais são seus próprios diferenciais e as demandas do mercado. Dessa forma, será possível definir margens de lucro e promoções.
Agora que você já sabe como precificar seus produtos, confira também nosso conteúdo sobre como funciona a garantia para semijoias e deixe suas vendas mais atrativas, seguras e profissionais para os clientes.