Diamante Hope: A Joia Amaldiçoada

Diamante Hope num fundo branco.

A primeira imagem que vem à cabeça ao imaginar um belo diamante é sua transparência e brilho magnifico. Mas engana-se quem acha que essa preciosa gema é somente incolor. O diamante Hope é uma joia considerada amaldiçoada, além de ser uma das formas mais valiosas de diamante azul. Este tesouro é cercado por lendas e mistérios desde sua descoberta e ainda nos surpreende diante de tamanha beleza.

História do Diamante Hope

Diamante azul sendo refletido.

Sua história iniciou na França quando o comerciante Jean Baptiste comprou uma gema de 112 quilates lapidada em forma de triangulo. Era um belo diamante originado da mina de Kollur que estava cercado por diversas lendas e mitos.

No ano de 1668, Jean vendeu o diamante ao rei da França Luís XIV, onde a pedra foi entregue ao joalheiro da corte para modifica-lo de acordo com os desejos da corte francesa. Posteriormente, Luís ofereceu a pedra a Maria Antonieta como símbolo de seu casamento.

Diante de vários acontecimentos a Revolução Francesa marcou uma época de grande importância na França. Reis e rainhas foram presos, e iniciou-se uma onda de roubos em 11 de setembro de 1792. No qual as joias da coroa e o precioso diamante Hope desapareceram sem deixar rastros.

Após vários anos com o paradeiro desconhecido, ele reaparece nas mãos de Daniel Eliason, um mercador de joias londrino. Mas não permaneceu por muito tempo, já que no ano de 1824 o colecionador de pedras preciosas Henry Philip Hope adquiriu para complementar sua lista de cristais. 

Após sua morte em 1839, seus sobrinhos passaram dez anos lutando pela herança nos tribunais franceses até que finalmente a herança foi concedida aos familiares. Ele permaneceu na posse da família até 1901, quando foi vendido para Harry Winston com o objetivo de quitar todas as dívidas de Hope.

Harry tinha coleções de pedras que exibia para fins de caridade. Diante a raridade do diamante azul, ele doou ao instituto de Smithsonian, situado em Washington nos Estados Unidos.

A Maldição do Diamante Hope

Diamantes azuis naturais.

Sua história de origem envolve muita cobiça e disputa talvez pelo fato de ser um diamante incomum. Segundo uma das lendas, a pedra estava diante de uma importante estátua de Buda quando foi roubada por um guerreiro, que pouco depois foi assassinado.

Logo após ser adquirido e usado pelo Rei Luís, desgraças e infelicidades aconteceram em sua vida. Além de ter se tornado um prisioneiro, luís empobreceu e contraiu doenças durante sua passagem pela prisão.

Quando Henry Hope adquiriu o precioso diamante, diversos acontecimentos infelizes começaram a ocorrer. Até que sua morte aconteceu após um mal súbito. Sua amada também foi envolvida pelo azar, uma vez que a mansão em que vivia foi tomada por um incêndio, causando assim sua morte.

Pouco tempo após receber a pedra, seu herdeiro e sobrinho Thomas foram a falência nos negócios e abandonados pela esposa. Thomas se desfez do diamante, que foi comprado pelo príncipe russo Iva Kitanovski, para presenteá-lo a uma bailarina que, na noite que o usou pela primeira vez, foi assassinada com um tiro.

Após uma série de tragédias, a pedra ficou com o sultão Abdul Mamid, que ao se ver forçado a abdicar a favor de seu irmão, levou o diamante entre os seus pertences para o exilio.

Todas essas especulações sobre o diamante ainda são muito fortes nos dias atuais. De tal forma que ele é exposto em um compartimento feito de cristal, para que seu fluxo magnético não ultrapassasse e atinja as pessoas que visitam o local.

Clique aqui para conferir a matéria sobre o diamante natural!

Avalie este post
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

Deixe um comentário