Você já se imaginou usando uma joia cravejada com uma pedra que transmite Beleza e luxo? Bem, esses são os atributos concedidos ao Diamante Natural, ele é o mineral mais duro já encontrado na natureza, e isto combinado ao seu brilho excepcional, tornou-o a gema mais preciosa de todas.
Encante-se com a sua origem e descubra quais são suas propriedades terapêuticas e energéticas!
História do Diamante Natural
Bom, vamos voltar um pouquinho no tempo já que sua história começa na índia há aproximadamente 800 a.c. Nessa época, eles eram retirados de grandes jazidas e transportados para a China, onde eram distribuídos para fins comerciais.
Devido sua grande popularidade, essas jazidas começaram a se esgotar com o passar dos anos. Isso fez com que os mineradores fossem a procura de fontes alternativas, e foi justamente graças a essa busca que no ano de 1859 a Mina de Kimberley foi descoberta.
Ela está localizada na África do Sul e chamou a atenção de milhares de admiradores pelo mundo, atraindo cerca de 50 mil garimpeiros para a escavação feita manualmente somente com a ajuda de pás e picaretas extraindo 2720 kg de diamantes.
Esse trabalho árduo resultou no “big hole”, o maior buraco escavado manualmente pelo homem medindo 1.6 quilômetros e 200 metros de profundidade.
Se formos considerar todo o diamante já retirado do local até o dia em que sua extração foi finalizada, totalizaria em aproximadamente 22,5 milhões de toneladas.
Veja abaixo como a mina permaneceu após a extração:
Atualmente a mina se tornou atração turística e está em processo para se tornar patrimônio mundial.
Mas afinal, por que essa pedrinha movimenta apreciadores de todos os cantos do mundo?
Certamente graças a sua aparência brilhosa e lustrosa, resultado do carbono encontrado em sua composição. Incrivelmente, esse é o mesmo elemento químico que compõe o carvão. A diferença está na forma como os átomos se unem, portanto, enquanto a estrutura do carvão é desalinhada e desorganizada, a do diamante natural é alinhada e simétrica.
É de fato um acontecimento surpreendente, resultante em uma pedra preciosa!
Clique Aqui para conferir um post sobre o Diamante Azul!
Curiosidades sobre o Diamante Natural
Um dos fatos mais curiosos sobre o diamante natural, é que sua dureza é classificada como 10 na escala de Mohs, isso significa que ele não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substancia, exceto por ele mesmo. Por isso, recebeu o nome de diamante que vem do grego “Adamas” e significa o inconquistável.
No entanto, é um mineral extremamente frágil e pode quebrar quando leva pancadas dependendo de sua posição. Apesar disso é considerado abrasivo e pode desgastar materiais como cerâmica e metais.
Efeitos do Diamante Natural para o Corpo
Desde a antiguidade, os hindus acreditavam que o diamante natural age em doenças do estômago e intestinais. Eles utilizavam água enriquecida com algumas pedrinhas para ajudar a dissolver cálculos renais e biliares.
Contudo, é uma pedra com efeito relaxante sobre o sistema nervoso, atua sobre o cérebro, protegendo-o de decadência mental e esclerose.
Efeitos do Diamante Natural para a Mente
Por ser a mais neutra de todas as gemas, o diamante intensifica a energia de outras pedras, promovendo a clareza de pensamentos e nos aproximando da espiritualidade.
Ele é considerado como prova de amor e fidelidade nas relações amorosas. Assim, presentear a pessoa amada com um anel de diamantes é uma comprovação do sentimento de amor eterno.
Uso do Diamante na Joalheria
Presente em joias ancestrais e contemporâneas, o diamante compõe peças da alta realeza como a coroa do estado imperial, ela simboliza a soberania, e é adornada por 2.901 pedras preciosas e um enorme diamante cullinan.
Outras rainhas como a Maria Antonieta também foram presenteadas com joias cravejadas de diamantes e que atualmente valem fortunas.
Agora, se você gostaria de ter essa belezinha para si, saiba que estão disponíveis no mercado com preços elevados. Mas certamente são peças ricas que transmitem encanto e elegância!
Ficha de descrição técnica do Diamante
Dureza de Mohs: 10
Cor: Azul, rosa, amarelo e verde
Fratura: Concóide
Sistema Cristalino: Cúbico
Composição: Carbono Cristalizado
Propriedades: amor, fidelidade, cura, amplificador de energias.
Locais onde é encontrado: Índia, Africa do sul, Brasil, Austrália e Sibéria.
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas — Cally Hall
Gemas do Mundo — Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras — Karl Stark e Werner E. Meier
Contudo, respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 — Além de qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez