Entre todos os minerais presentes na natureza, a hematita natural é a que mais contém ferro em sua composição, fazendo com que essa característica seja de grande utilidade ao falar sobre a energia das pedras. Mas, além disso, a hematita é uma pedra muito bonita que exibe um brilho reluzente, principalmente ao ser atingida por raios solares. Esse é um momento em que ela desperta a curiosidade para nos aprofundar sobre um mundo repleto de descobertas magníficas.
Faça parte do mundo mágico das pedras, e conheça todos os benefícios fornecidos pela hematita!
História da Hematita Natural
Uma das particularidades da hematita surgi ao ser polida ou cortada, já que nesse processo, ela libera alguns vestígios de tonalidade vermelha, originado pelo alto teor de óxido vermelho de ferro presente em sua estrutura.
Daí originou-se o nome hematita que provem da palavra grega “haima” e significa sangue. No passado, era uma característica desconhecida pelos egípcios, que começaram a reverenciá-la como sangue dos deuses. Assim, ela era usada como dádiva em enterros, para ser colocada debaixo do travesseiro do falecido, e conceder-lhe o caminho a eternidade.
Na antiga Babilônia, muitos guerreiros a caminho de batalhas carregavam uma hematita para ajudar a derrotar os inimigos. Eles também acreditavam que ela conseguia estacar qualquer tipo de sangramento ocasionado pelos combates.
De acordo com geólogos, a hematita é explorada por séculos a partir de ambientes sedimentares. Segundo eles, há aproximadamente 2,4 bilhões de anos, o oceano dispunha de uma grande concentração de ferro. A partir daí um grupo de bactérias realizou o processo de fotossíntese na água, resultando em liberação de oxigênio no meio aquático. Este oxigênio foi responsável em reagir com o ferro e assim formar a hematita.
Conforme estudos realizados pela NASA, foi descoberto que a hematita é um dos minerais mais abundantes presente na superfície de marte. Isso explica o fato do planeta aparentar a tonalidade vermelha, e assim ser nomeado como “planeta vermelho”.
Efeitos da Hematita Natural para o Corpo
Não é por acaso que a hematita tem efeito direto sobre o sangue presente em nosso corpo. Por conta da alta concentração de ferro, ela é indicada em praticamente todas as doenças relacionadas a esse fluido, como, por exemplo, no auxílio para regular a pressão sanguínea, ou em casos de diminuição das veias e dificuldade de circulação.
Efeitos da Hematita Natural para a Mente
A hematita é uma pedra de aterramento, isso significa que ela funciona como um escudo protetor, capaz de romper ligações energéticas negativas. Unimos isso também o fato de seu efeito ser calmante, e auxiliar nos momentos de estresse, tensão e ansiedade.
Dificuldades como dependência emocional e desejos mundanos é relacionada a um problema do chakra raiz, em que está diretamente ligado com a hematita.
Nesse contexto, uma dica é prender a hematita por baixo do local onde você senta com maior frequência, assim como na parte inferior ou no pé da cama. Se você preferir carregá-la consigo, utilize-a em forma de anel, sempre lembrando de substituir a pedra caso quebre.
Em momentos de dependência excessiva, segure a hematita na mão emissora, feche os olhos e repita o seguinte mantra: “vou me libertar de todos os apegos nocivos e seguir livre”. Desse modo, essa prática meditativa irá auxiliar em momentos conturbados.
Clique aqui para conferir um post sobre a prática da meditação!
Outras propriedades relacionadas a hematita envolve a capacidade de se relacionar com o próximo, disposição, fortalecimento e realização.
Dicas de Uso com a Hematita
Diante ao aspecto preto reluzente, a hematita abrange os públicos feminino e masculino, e pode ser utilizada em conjunto com outros modelos de pedras, como a howlita, ágata preta e olho de tigre.
Além dessas combinações ficarem um arraso, elas são ricas em propriedades energéticas, já que essa união é capaz de potencializar essas qualidades.
Clique aqui para conferir a hematita e muitas outras pedras no site da ArtStones, aproveite para montar sua combinação de acessório utilizando pedras naturais!
Ficha de Descrição Técnica
Grupo: Óxidos
Dureza de Mohs: 6,5
Cor: Cinza, cinza-aço até negro opaco
Fratura: Concóide quebradiça.
Sistema Cristalino: Trigonal, prisma de seis faces
Composição Química: Óxido de ferro magnético, ferro, silíca maganês, fósforo, traços de cálcio.
Propriedades: Traz equilíbrio emocional, absorve baixas energias, protege contra magia negra.
Locais Onde é Encontrada: Suécia, Noruega, Espanha, Ilha de Elba, Brasil.
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas — Cally Hall
Gemas do Mundo — Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras — Karl Stark e Werner E. Meier
Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 — Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez