Olho grego: significado e usos na joalheria artesanal

Se você trabalha com a produção de acessórios de moda artesanais, é provável que já tenha notado a grande presença do símbolo chamado de olho grego, olho turco ou nazar em diferentes produções, certo? Mas você sabe o significado desse talismã formado por círculos em tons de azul, preto e branco?

Continue com a gente para descobrir o que significa o olho grego, como e por que pode valer a pena produzir joias e semijoias usando esse símbolo!

O que é e qual é o verdadeiro significado do olho grego?

O olho grego, também chamado de olho turco e nazar, é um tipo de amuleto com formato circular que lembra um olho, contando com um pequeno círculo preto ao centro, no interior de três outros círculos em tonalidades de azul e branco. Ainda que essa seja a composição de cor mais tradicional, é possível encontrar o olho grego em tons diferentes, usando verde, rosa, vermelho, dourado e outros.

O significado espiritual do olho grego envolve a crença de que o uso do talismã preso ao corpo ou em uma parte do ambiente, como portas, poderia proteger as pessoas contra a inveja, popularmente chamada de “olho gordo” e “mau-olhado”. Assim, aqueles que usam o amuleto não seriam atingidos pelas energias ou vibrações negativas e manteriam seu estado de serenidade.

A história do olho grego: uma tradição ancestral

Embora o nome “olho grego” nos leve a pensar que o uso do amuleto se iniciou na Grécia, na realidade, ninguém sabe a origem certa desse talismã. Há relatos de sua incorporação datada de épocas de 5000 a 1500 a.C., que pode ser notada em locais como Egito, onde é chamado de Olho de Hórus; na Índia, onde representa o terceiro olho de Buda, assim como na Síria, Turquia e Mesopotâmia, além, é claro, da Grécia.

A maior associação do símbolo à Grécia e à Turquia se deve ao fato de o amuleto ter se tornado amplamente popular nesses países. Isso ocorreu porque os habitantes dessas regiões tanto usavam o talismã em formato de colares ou outros acessórios quanto o colocavam em portas de casas e estabelecimentos ou interiores de carros.

Mesmo fazendo parte de diferentes culturas que o usam de diferentes formas, o significado atribuído ao olho grego se mantém relacionado ao afastamento de energias ruins provenientes da inveja de outras pessoas.

Por que o olho grego é tão popular na produção de semijoias?

O olho grego se tornou popular na produção de semijoias pelo fato de ser um acessório costumeiramente usado como pingente de colar, o que o fez ser incorporado às tendências de moda pelo mundo. Suas cores, em tons de azul, branco e preto, podem ser combinadas com diferentes tipos de looks, agradando a todos os gostos.

Notando esse interesse pelo talismã, os produtores de semijoias o incorporaram em brincos, colares, pulseiras e outros acessórios que atraíssem os consumidores. A estratégia funcionou, de modo que, mesmo com o passar dos anos e das tendências de moda, as coleções usando olho grego como tema continuam vendendo no mercado. Isso se deve à forte associação simbólica do olho grego a possíveis poderes de proteção contra os chamados “maus-olhados”.

Portanto, se você pretende empreender no mercado de semijoias, pode ser interessante elaborar uma coleção para incluir o olho grego em seu catálogo.

Materiais comuns usados em olho grego para produção artesanal

Vimos que o olho grego é uma forma de chamar a atenção para coleções de acessórios feitos de maneira artesanal. Para essas produções, costumam-se usar os talismãs fabricados em materiais como vidro, resina e cerâmica acoplados a arames e fios — como os de ouro, prata, latão e nylon — ou suportes de metal, como bases de brinco e de pingentes para colares.

Inspirações criativas para usar o olho grego em coleções

Você pode usar diferentes tamanhos de olho grego para produzir coleções de semijoias ou bijuterias contendo brincos, colares, pulseiras, anéis e tornozeleiras. Além disso, é possível inserir o amuleto em outros acessórios, como chaveiros, e montar kits para seus clientes.

Vale lembrar ainda que, conforme as histórias sobre o funcionamento do olho grego, o talismã pode se quebrar e perder seus poderes após realizar um serviço de proteção. Por isso, caso pretenda trabalhar com esse material, tome cuidado para evitar riscos e quebras que prejudicariam a venda por fatores que vão além da aparência estética do produto.

O significado do olho grego está atrelado à crença de que seu uso oferece proteção contra a inveja de outras pessoas. Sua origem é incerta, porém sua fama se deu ao grande uso na região da Grécia, que originou o nome. Sua composição tradicional envolve as cores azul-escura, azul-clara, branca e preta e seu formato é semelhante a um olho.

Esse amuleto se tornou popular em diferentes partes do mundo e foi incorporado como item de moda, podendo ser encontrado em colares, pulseiras, brincos e outros acessórios. Fato que atrai produtores de semijoias, joias e bijuterias artesanais para a produção de peças com o olho grego.

Gostou de aprender mais sobre o olho grego? Agora que você já sabe o significado desse amuleto e se inspirou para produzir seus artesanatos com a peça, aproveite para conferir também o conteúdo que preparamos sobre como precificar semijoias e aprenda a faturar nesse mercado!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

1 comentário em “Olho grego: significado e usos na joalheria artesanal”

  1. Parabenizo a ArtStones por nos transmitir informações valiosas a respeito dos produtos q comercializa. Demonstra preocupação não apenas com o comércio em si, mas tb com a história e a arte dos mesmos, socializando ótimos conhecimentos

    Responder

Deixe um comentário