Com superfície irregular, estética marcante, coloração única e propriedades especiais, a pedra vulcânica é uma rocha que chama a atenção de artesãos de semijoias que levam em consideração aspectos que vão além do design de uma peça, mas também todos os benefícios que seus componentes podem oferecer aos portadores.
Não à toa, a pedra vulcânica apresenta propriedades que podem transformar beneficamente o estado mental e físico daqueles que a portam, contribuindo para uma vida mais equilibrada e harmoniosa.
Se você, artesão, quer entender mais sobre a pedra vulcânica, sua origem, o que ela significa, benefícios e mais, continue com a ArtStones e venha conferir este artigo especial sobre a rocha!
O que é a pedra vulcânica?
De origem natural, a pedra vulcânica é um mineral que se destaca principalmente pela textura porosa resultante do fenômeno natural que dá origem à rocha: a dissipação dos gases de lava vulcânica após o seu resfriamento. Esse processo resulta em características visuais únicas e marcantes que, junto à cor grafite, formam uma rocha rústica e cativante.
Mas, além da beleza, a pedra vulcânica carrega uma história cheia de simbolismos. A conexão com o fogo, por exemplo, atribui a ela uma energia associada à força e resistência. Por isso, é muito comum encontrar pessoas que buscam pela rocha para aumentar sua força física e mental, uma vez que ela carrega consigo a energia intensa dos vulcões.
A união entre a beleza e a simbologia da pedra trouxe um recurso perfeito para a criação de semijoias distintas, como anéis, colares e pulseiras que promovem o bem-estar através da composição mineral, a dissipação energética e a acessorização estética.
Para que serve a pedra vulcânica?
De forma geral, a pedra vulcânica é utilizada em diferentes contextos. No segmento de semijoias, ela tem sua função estética atrelada ao estímulo energético dos portadores. A aparência rústica combina com um estilo mais despojado, indicado para as pessoas que apreciam um design mais natural.
Além disso, a porosidade da pedra permite o uso como difusor de óleos essenciais, já que é capaz de absorver aromas, liberando-os gradualmente e somando os benefícios dos óleos terapêuticos ao da rocha.
Na prática, o uso contínuo da pedra pode proporcionar efeitos calmantes, revitalizantes e estabilizadores, que fazem dela ideal para acompanhar técnicas de relaxamento e plenitude intensivas, como meditação, mindfulness, yoga e a cristaloterapia.
Qual é o significado da pedra vulcânica?
Quanto ao significado, você já deve ter uma ideia do que a pedra vulcânica representa. Mas é importante dizer que ela não se atém a apenas um — mesmo que a interpretação principal esteja relacionada à renovação e transformação.
Ainda assim, a rocha está vinculada à superação, fortalecimento pessoal, resiliência, coragem, foco, determinação e equilíbrio, que são estímulos fundamentais para enfrentar momentos desafiadores da vida.
Além disso, sua conexão com os elementos fogo e terra confere à pedra vulcânica uma energia de purificação e estabilidade. Por isso, ela é tida como um cristal de cura e um símbolo de proteção, já que forma uma espécie de barreira contra as influências negativas.
Qual é a origem da pedra vulcânica?
Como você já sabe, a pedra vulcânica é formada a partir de um processo geológico que depende especificamente da atividade vulcânica. A partir da liberação da lava na superfície, ela começa a esfriar e então, solidifica-se, formando rochas que, com o passar do tempo, tornam-se a pedra da qual estamos falando — isso também faz dela um dos minerais mais antigos e abundantes no planeta.
Por consequência ao seu processo de formação, a pedra vulcânica tem uma história que remonta à criação dos continentes e pode ser encontrada com abundância em regiões vulcânicas ao redor do mundo.
Dentre os principais locais de origem, podemos citar áreas como Havaí, Islândia, Japão e em algumas partes da América do Sul e África, onde o solo é mais geologicamente ativo. Assim, quem usa joias, semijoias e até bijuterias feitas com pedra vulcânica carrega consigo um fragmento da história da Terra, que simboliza a força e a estabilidade do nosso planeta.
Ficha de descrição técnica da pedra vulcânica
Grupo | Fedespalto e Piroxênio. |
Dureza de Mohs | 5 – 5,5. |
Cor | Marrom, cinza e preto. |
Fratura | Irregular. |
Sistema Cristalino | Amorfo. |
Composição Química | Silício, oxigênio, alumínio, ferro, magnésio, cálcio, sódio, potássio, fósforo e titânio. |
Propriedades | Renovação, transformação, fortalecimento pessoal, foco, equilíbrio etc. |
Origem | Havaí, Islândia, Japão, América do Sul e África. |
Quais são os benefícios da pedra vulcânica?
Agora que você já sabe o que é, de fato, a pedra vulcânica, para que ela serve, seu significado e origem, que tal descobrir um pouco mais sobre a variedade de benefícios que ela pode proporcionar à mente e corpo de seu portador através do uso contínuo de semijoias de pedras e demais acessórios confeccionados com a rocha? Confira a seguir:
Benefícios da pedra vulcânica para a mente
Dentre os mais diversos benefícios proporcionados pela pedra vulcânica à mente, destacam-se aqueles relacionados ao equilíbrio mental e emocional, como:
- Redução do estresse;
- Promoção da paz interior;
- Estímulo da autoconfiança;
- Aumento da sensação de calma;
- Fortalecimento da resiliência emocional.
Confira: A terapia das pedras naturais: Conheça os benefícios de montar sua própria pulseira!
Benefícios da pedra vulcânica para o corpo
Para o corpo, as vantagens também são muitas, principalmente quando se trata da promoção do bem-estar físico, detox e anti-inflamatório do organismo. São eles:
- Ação desintoxicante;
- Alívio das tensões musculares;
- Estímulo ao relaxamento físico;
- Auxílio no equilíbrio energético;
- Melhoria da circulação sanguínea.
Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o blog da ArtStones para descobrir mais sobre o universo das pedras e cristais energéticos e ainda aprender métodos, técnicas e a infinidade de materiais utilizados para a montagem de semijoias. Boa leitura e até a próxima!