7 Alicates que todo Artesão de Semijoias precisa conhecer

Se você é um artesão ou está planejando começar nesse ramo, precisa saber que os alicates para semijoias são materiais fundamentais e muito utilizados.

Ao adquirir sua primeira ferramenta, é comum deparar-se com uma variedade de modelos que prometem desempenhar diversas funções.

Este guia ajudará você a selecionar a ferramenta ideal para a tarefa desejada na montagem de semijoias e destacará a importância de optar por uma ferramenta de alta qualidade.

Vantagens de Utilizar Alicates de Alta Qualidade

Coleção de Alicates Slim da ArtStones em cima de uma mesa branca

Quando se trata de alicates, investir em qualidade não é apenas uma preferência, mas sim uma necessidade que impacta diretamente na excelência do seu trabalho artesanal.

Neste tópico vamos analisar as vantagens de escolher ferramentas de alta qualidade para a produção de semijoias.

Precisão

Alicates de alta qualidade são produzidos com uma precisão técnica para assegurar que cada movimento seja controlado, e cada detalhe seja manipulado com extrema precisão.

Esse nível de precisão eleva o padrão do produto final, reduzindo a margem de erro. Isso possibilita ao artesão alcançar níveis de detalhes que seriam difíceis de atingir com ferramentas de qualidade inferior.

Durabilidade

Ferramentas de alta qualidade são projetadas para resistir ao desgaste diário, proporcionando longa durabilidade.

Em comparação com ferramentas de menor qualidade que podem enferrujar, perder o fio ou quebrar com o tempo, os de alta qualidade resistem ao uso constante.

Ergonomia

As ferramentas são projetadas com foco no conforto, oferecendo uma aderência confortável para reduzir a fadiga durante longas horas de trabalho.

Uma boa ergonomia não só melhora o bem-estar do artesão, mas também contribui para um trabalho mais preciso e controlado.

Material

Alicates de alto desempenho devem ser confeccionados com materiais de qualidade, como o aço inoxidável, a fim de evitar danos à peça que está sendo manuseada.

Ferramentas de ferro são propensas a enferrujar facilmente, o que pode resultar na contaminação do material durante a montagem, comprometendo a durabilidade do acessório.

Alicate Bico Roliço

Alicate Bico Roliço linha Rainbow by ArtStones em cima de uma mesa com materiais de montagem

O Bico Roliço é ideal para realizar torções em arames e alfinetes, confeccionar contrapinos e manusear argolas e elos.

Este modelo é considerado um dos alicates fundamentais para qualquer artesão. Recomendamos seu uso em conjunto com o Bico Reto.

Alicate Bico Reto

Alicate Bico Reto linha Rainbow em cima de mesa com materiais de montagem

Também conhecido como bico de pato ou bico chato, o Bico Reto é perfeito para trabalhar com precisão no manuseio de argolas, fechamentos de terminais e ajuste em caixarias.

É um dos tipos de bico mais utilizados pelos artesãos, sendo recomendável ter duas peças do mesmo modelo.

Dica: Para uma aplicação mais delicada, é possível adicionar um feltro autoadesivo no bico da ferramenta. Isso permite alinhar alfinetes e arames, além de evitar arranhões em peças delicadas como os folheados. Em nosso site oferecemos o Alicate Bico Reto com Feltro.

Alicate Bico de Corte

Alicate Bico de Corte linha Premium sobre mesa branca

Devido ao seu bico pontudo, este Bico de Corte é utilizado para cortes de alta precisão, recomendado especialmente para cortar arames, correntes e alfinetes. É uma das ferramentas essenciais para artesãos de semijoias.

Vale ressaltar que o seu uso é especial para materiais de semijoias. Utilizar como ferramenta de obra (como parafusos, enforca-gato e afins) pode causar na perda do corte, ou até mesmo a quebra da ferramenta.

Alicate Bico para Contrapino

Alicate Bico para Contrapino linha Premium by Artstones em cima de mesa branca

Este Alicate para Contrapino possui um bico especialmente desenhado para fazer contrapinos e argolas de maneira precisa.

Um lado do bico é roliço, enquanto o outro é côncavo, oferecendo o formato ideal para moldar arames ou alfinetes com facilidade e prevenir erros durante o processo.

Alicate Bico de Nylon

Alicate Bico de Nylon linha Premium by Artstones em cima de mesa branca

O Bico de Nylon foi projetado para fazer curvas ou alisar fios, arames ou alfinetes amassados. O bico foi especialmente desenvolvido para proteger o material manuseado e evitar marcas, riscos e arranhões.

O nylon é removível, portanto, é possível substituir as pontas por uma nova se houver o desgaste por uso.

Alicate Bico de Corte Frontal

Alicate Bico Corte Frontal linha Premium by Artstones em cima de mesa branca

O Bico de Corte Frontal desempenha a mesma função que o bico de corte comum, mas oferece maior precisão no corte e evita que o restante do material cortado “voe”, como frequentemente ocorre ao cortar alfinetes.

Embora seja uma ferramenta mais robusta, destina-se exclusivamente à fabricação de semijoias. Não é recomendado para uso em peças muito espessas ou maleáveis, pois ele pode quebrar se for forçado demais.

Alicate Bico 6 em 1

Alicate Bico 6 em 1 linha Premium by Artstones em cima de mesa branca

O Bico 6 em 1 apresenta 6 espessuras diferentes em seu bico, tornando-se uma ferramenta extremamente versátil.

Foi projetado para facilitar a flexão, modelagem ou dobra de arames e alfinetes. Além disso, é possível confeccionar contrapinos de diferente tamanhos.

Conheça nossos Alicates de Alta Qualidade

Alicates da linha Rainbow by Artstones em cima de mesa com materiais

Ao investir na ferramenta certa, você eleva a qualidade e a precisão das suas criações. Conhecer e dominar o uso é o passo inicial para se destacar no mundo da montagem de semijoias.

Em nosso site oferecemos diversos modelos, garantindo que você tenha os materiais necessários para iniciar no ramo da montagem de semijoias. Confira nossa categoria de Alicates para Semijoias.

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

Deixe um comentário