Guia para Colares: como Escolher o Material e o Tamanho Perfeito

Você já enfrentou a dificuldade de decidir o tamanho ideal para o colar que você cria? Para os artesãos, determinar as medidas de colares pode ser tão difícil quanto escolher os materiais que serão utilizados na semijoia.

Afinal, dentro do universo dos acessórios, a escolha o comprimento correto não apenas melhora a aparência, mas também garante o conforto para quem os usa.

Neste guia, conheça as diversas medidas de colares e descubra como escolher o material mais adequado para criar semijoias!

Como medir um colar?

Fita métrica sobre mesa com artigos de artesanato.

Uma maneira de descobrir as medidas do colar é usar uma fita métrica flexível ou um material não elástico, como um barbante, para medir a circunferência do pescoço, posicionando logo acima da clavícula.

No entanto, se estiver usando um barbante, após colocá-lo ao redor do pescoço, corte e meça-o com uma régua.

E se estiver utilizando uma fita métrica, é aconselhável deixá-la um pouco frouxa no pescoço para evitar desconforto ao usar colares mais curtos.

Tabela de Medidas de Colares

Tabelo de medidas de colares

Uma forma segura para acertar na medida do colar é seguir uma medida padrão, assegurando que você encontre um colar que atenda às suas preferências. Conheça os tamanhos mais comuns:

35cm a 40cm

Estas ficam rentes ao pescoço, conhecidas como chokers ou gargantilhas. Muitas vezes, não necessitam de um pingente para complementar. Podem ser usadas em conjunto com outros colares mais longos para um visual mais exuberante.

45cm a 50cm

Com comprimento curto, atingem a altura da clavícula, podendo ultrapassar um pouco essa região. São ideais para decotes, já que o comprimento curto permite que se destaquem com qualquer tipo de roupa.

55cm a 60cm

Este é o comprimento mais comum para colares, ficando próximo à altura do busto e destacando essa região. Versáteis, combinam bem com a maioria dos tipos de decote.

65cm a 80cm

Geralmente, os colares de 65 a 70cm alcançam a altura do busto feminino e são chamados de escapulário. Os de 80cm são frequentemente usados dando duas voltas devido ao seu comprimento.

Qual a importância de escolher a medida correta de um colar?

Colar triplo de cascalho de Ametista com Jade Briolet natural.

A escolha da medida não se dá apenas pela estética, também é preciso considerar o tipo de colar que você irá produzir.

Para colares pequenos indicamos o uso de materiais delicados, no entanto, para colares maiores o reforço deve ser proporcional. Veremos mais detalhes sobre o assunto posteriormente.

A função principal deste acessório é destacar a região do busto, colo e pescoço. Entenda os principais aspectos que a medida do colar pode influenciar:

Estética

Um colar muito curto ou muito comprido pode não complementar o look, ou o formato do corpo conforme desejado. Escolher um colar que se ajuste corretamente às medidas pode realçar o estilo desejado.

Conforto

O colar muito apertado causar desconforto e até irritação na pele. Por outro lado, se ficar muito solto ele balança demais ou pode se soltar.

Utilizar um colar com medidas adequadas garantirá conforto e estilo ao longo do dia.

Proporção

Se você tem um pescoço mais curto, por exemplo, pode preferir colares mais longos para criar a ilusão de um pescoço alongado.

Da mesma forma, pessoas com pescoço longo podem optar por colares mais curtos para equilibrar a proporção. A escolha certa de proporção contribui para um visual mais harmonioso.

Como combinar diferentes medidas de colares?

Conjunto de colares com Cristais

Existem diversas maneiras de combinar colares, seja utilizando peças do mesmo comprimento ou de medidas variadas.

Uma sugestão é começar com um colar curto e delicado, posicionado logo acima da clavícula. Em seguida, adicione um colar de tamanho médio com um pingente ou detalhe mais chamativo. Essa combinação cria um visual elegante e discreto.

Outra ideia é misturar colares de comprimentos diferentes, incorporando materiais e texturas contrastantes.

Isso envolve o uso de correntes finas em conjunto com colares de contas, pérolas, pedras, entre outros. Dessa forma, a diversidade contribui para um estilo único e interessante.

Como escolher o material adequado?

Mão produzindo uma choker

Como discutido anteriormente, a escolha do material adequado para um colar depende principalmente de dois fatores: medida e peso.

Ou seja, tanto o fio quanto as peças de acabamento devem ser proporcionais ao comprimento do colar e ao tamanho da pedra que será incorporada.

Ao criar chokers e gargantilhas, é preferível utilizar materiais delicados que adicionem um toque de sutileza à sua semijoia.

Para esses tipos de colares recomendamos o uso do Fio de Aço por ser altamente maleável e ideal para trabalhar com pedras e contas de até 5mm.

Sua resistência e estabilidade depende da integridade dos fios que o compõem. Portanto, não é aconselhável usá-lo em peças pesadas, a fim de evitar atritos e preservar a durabilidade do produto.

Para acessórios robustos, sugerimos a Linha para Colar, descubra como utilizá-lo no tópico a seguir.

Qual a linha ideal para montar um colar?

Linha para Colares sobre mesa branca

Para colares que precisam de maior reforço, a Linha Especial assegura longevidade para as suas peças. Nossa Linha para Colar é 100% poliamida e destaca-se pela sua resistência em comparação com outras fibras, garantindo que não desgaste.

Lembre-se, a espessura da linha deve aumentar proporcionalmente ao tamanho e peso do colar. Da mesma forma, a espessura da linha deve ser reduzida para pedras com furos menores.

Por ser entrelaçada, a linha pode ser aberta e ter sua espessura reduzida. O código da linha refere-se à sua espessura, sendo cada uma indicada para tamanhos específicos de pedras:

  • 210/4: Ideal para pérolas, cascalhos e pedras de 3 a 5mm.
  • 210/8 e 210/9: Recomendado para pedras de 4 a 8mm.
  • 210/12: Sugerimos seu uso para terços, japamalas e pedras de 8 a 12mm.
  • 210/16: Aconselhado para pedras e peças mais pesadas.
  • 210/18: Apropriado para pedras pesadas ou com furos largos.

Materiais para Finalização do Colar

Vários modelos de fechos folheados sobre uma mesa com alicate
A escolha do acabamento é indispensável, uma vez que cada tipo de colar demanda uma finalização específica.

Além disso, peças de finalização elevam a qualidade de uma semijoia e conferem um toque profissional. Conheça os principais modelos:

Terminais

A escolha do tipo do terminal influencia na estética, no entanto, suas dimensões são determinadas pelo peso específico do colar. Conheça os terminais mais utilizados:

  • Terminal U: Devido a sua praticidade, é usado em peças delicadas como chokers com fio de aço.
  • Tip Bola e Bolinha: São os dois modelos mais populares e a única diferença entre eles é a posição da abertura.
    O Tip Bola tem abertura lateral para encaixar sobre a trava amassada, enquanto o Tip Bolinha se abre ao meio, sendo preciso passar o terminal pelo fio para fechar sobre a trava e nó.
  • Tip Haste: Colocado de maneira semelhante ao Tip Bolinha, destaca-se pela haste flexível que pode se curvar, funcionando como uma argola.

É recomendável aplicar uma gota da nossa Cola Especial sobre o nó antes de inserir o terminal para evitar que se solte.

Esta cola é atóxica, à prova d’água e não emite vapores químicos, portanto, não danifica peças folheadas.

Argolas

Argolas muito finas em colares pesados podem se abrir, enquanto argolas grossas em colares pequenos e delicados podem resultar em um aspecto grosseiro. Sempre considere o tamanho da pedra utilizada no colar:

Colares com pedras de 2 a 3mm

Utilize argolas com 0,60 e 0,70 de espessura. Para prender o fecho recomendamos argolas com 4 a 4,5mm de diâmetro e na outra ponta, no máximo 5,5mm para ficar delicado.

Colares com pedras de 4 a 8mm

Recomendamos argolas com espessura de 0,70 ou 0,80. Para segurar o fecho, prefira as argolas de 4 ou 4,5mm de diâmetro e para a outra ponta, argolas de 5,5 a 6,5mm.

Colares com pedras acima de 8mm

Indicamos o uso de argolas com espessuras de 0,90 a 1,2mm para maior resistência. Para prender o fecho utilize argolas com 5mm de diâmetro e na outra ponta, de 6 a 7mm.

Em nossa categoria de Argola Folheadas temos diversas medidas de diâmetro e espessura para montagem de semijoias!

Fechos

O tamanho do fecho desempenha um papel significativo na estética, resistência e durabilidade de uma semijoia.

Para garantir uma proporção adequada e suportar o uso diário, confira as recomendações para o tamanho, considerando o tipo e peso do colar:

  • Chokers: Recomendamos o uso de fechos com até 9mm de tamanho.
  • Colares médios: Utilize fechos com tamanhos entre 9 e 12mm.
  • Colares Pesados: Devido à necessidade de reforço, indicamos fechos com tamanhos de 12 a 15mm.

Kits de Materiais para Colares

Kit de Materiais para Colares de Pedras
Conforme visto anteriormente, os colares apresentam uma variedade de medidas e podem ser usados e combinados de diversas maneiras.

E ao criar acessórios, é essencial considerar o estilo pessoal e a estrutura corporal de cada pessoa. A escolha cuidadosa dos materiais, como linha e acabamentos, desempenha um papel fundamental no resultado da semijoia.

Na ArtStones oferecemos opções de Kits de Materiais para Montagem de chokers e colares de pedra ou pérolas. São ideais para iniciantes, pois incluem todos os componentes necessários.

O diferencial é que cada kit acompanha uma vídeo aula exclusiva que orienta passo a passo na montagem do colar desejado, oferecendo dicas e técnicas práticas.

Isso possibilita que qualquer pessoa, independentemente de suas habilidades, aprenda de uma forma simples e didática. Adquira o seu Kit de Materiais e comece a criar colares incríveis!

5/5 - (Total de avaliações: 4)
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

3 comentários em “Guia para Colares: como Escolher o Material e o Tamanho Perfeito”

  1. Sou cliente a mais ou menos 1 ano, pesquisei muito até encontrar em vocês tudo que precisava. Gosto do atendimento, da qualidade, do cuidado com nossos pedidos, como se não bastasse, as dicas são maravilhosas. Gratidão!

    Responder
  2. Muito boa explicação e muito inteligente a matéria. Para quem está estudando como começar a fazer artesanato, é um vasto aprendizado e seguir o caminho certeiro. Obrigada por sempre se preocupar com todos os clientes.

    Responder
  3. A melhor empresa que conheço no Brasil, a Suzana está de parabéns!!! SUCESSO sempre!!! Recebo meus pedidos sempre muito bem embalados, excelência na qualidade dos produtos, preço e condições de pagamento acessíveis!!! Meu desejo é que tenhamos uma loja física e cursos presenciais para montagem de biojóias. Graças a Deus e à ArtStones consegui a minha credencial no Programa Mãos e Mentes Paulistanas da PMSP! Meus clientes amam as peças que produzo, Gratidão e Deus abençoe vcs!!! PS.: a Fran do atendimento ao cliente no whats é muito atenciosa!!! Beijo!!! Katia Palhares

    Responder

Deixe um comentário