As pedras preciosas são materiais naturais valorizados pela beleza, brilho e características terapêuticas que agem no corpo e na mente humana, promovendo diversos benefícios para seus portadores. Sua beleza e raridade no meio ambiente fizeram desses cristais materiais amplamente utilizados na confecção de joias, semijoias e demais acessórios, utilizados para estreitar o vínculo entre os usuários e as gemas.
Quer saber o que são, de fato, essas pedras preciosas, o que faz delas materiais tão especiais e qual o significado espiritual atribuído a cada uma delas? Continue no post da ArtStones e confira agora mesmo!
O que são pedras preciosas?
Conhecidas como gemas, as pedras preciosas são materiais de origem mineral, rochosa ou orgânica, que se destacam na natureza graças às características estruturais que refletem em uma aparência inigualável — o que implica no uso desses cristais preciosos como componentes de joias e acessórios de alta sofisticação, além de pedras ricas em energia espiritual.
Geralmente, essas pedras são encontradas em jazidas e muitas são consideradas raridades da Mãe Natureza. Mas seu verdadeiro valor, tanto monetário quanto energético, é atribuído a partir da combinação de várias características, como a beleza, a cor, a dureza, a pureza, a raridade e o brilho das gemas.
Principais pedras preciosas: saiba quais são elas e seus significados
No universo das gemas, existe uma grande variedade de tipos de pedras preciosas catalogadas, mas não são todas que são consideradas preciosas. Quer saber quais são as pedras preciosas e seus significados? Veja a seguir:
1. Diamante
O diamante pode até não ser a pedra preciosa mais rara que existe, mas suas propriedades fazem dele um material extraordinário: além da beleza incontestável, o cristal tem classificação 10 na escala de Mohs, considerado o maior nível de dureza entre as pedras preciosas. Isso significa que é impossível riscá-lo com qualquer outro mineral encontrado na natureza — a não ser ele mesmo.
As características estruturais do diamante natural também fazem dele uma gema altamente energética, que carrega funções como uma pedra de reconciliação, amor eterno, luz, vida e comprometimento.
2. Esmeralda
Conhecida pela cor verde inigualável, a esmeralda é uma gema extraída à mão das jazidas naturais. Geralmente, ela é encontrada no Brasil, na Colômbia e na Zâmbia, e tem nível de 7,5 a 8 de dureza na escala de Mohs.
Seu significado está intrinsecamente atrelado ao renascimento, ao amor, à beleza, à fertilidade, ao crescimento, à honestidade e à autodescoberta. Além disso, a gema oferece ação imunológica ao portador, sendo um excelente recurso para fortalecer seu coração e organismo.
3. Ametista
A ametista é um tipo de quartzo que se tornou muito popular devido à coloração roxa, relativamente incomum entre pedras e cristais preciosos. Com nível 7 na escala de Mohs, a pedra tem uma resistência considerável, o que a torna um dos cristais mais elegíveis para a fabricação de joias.
Além disso, a ametista natural exibe intensa capacidade energética, que atrai harmonia, pertencimento familiar, alegria, paz, calma, liberdade, autocontrole, tolerância e renascimento — características que fazem dela um cristal com propriedades muito benéficas aos portadores.
4. Opala
Considerada uma das pedras mais bonitas que existem, a opala se destaca dos demais cristais graças ao conjunto de cores que reúne em um único fragmento. Aliás, o planeta Terra não é o único lugar com jazidas de Opala, que podem ser encontradas, inclusive, em Marte.
Em termos de capacidade energética, a opala confere energia espiritual, de amor e proteção a quem a carrega consigo. Seu uso em acessórios e joias promove aos portadores maior sensibilidade à mediunidade e invisibilidade às energias negativas.
5. Rubi
Com coloração que varia entre um tom de vermelho intenso e rosa queimado, o rubi é uma pedra preciosa com brilho médio, que foi escolhida por personalidades ilustres, como a atriz Elizabeth Taylor e a cantora Rihanna.
Desde a antiguidade, a gema é utilizada com o intuito de atrair cura e diversos outros benefícios para o corpo e a mente dos portadores, como a ativação dos órgãos, o equilíbrio do açúcar presente no organismo e da produção hormonal. Quanto aos aspectos mentais e energéticos, o rubi natural é utilizado para atrair amor e sinceridade para a vida.
6. Safira
Historicamente aclamada pela realeza, a safira é uma gema que agregou ainda mais sofisticação, pureza e raridade à vida das mulheres poderosas da família real britânica, como a rainha Elizabeth II, a princesa Diana e Kate Middleton.
Por ser uma pedra azul, a safira oferece os benefícios clássicos atribuídos às gemas que carregam a cor: calma, bloqueio de sentimentos negativos, aumento da concentração e combate aos pensamentos depressivos e melancólicos.
7. Jade
Assim como a esmeralda, a jade é uma pedra preciosa com coloração verde, mas suas propriedades são consideravelmente distintas, o que as tornam perceptivelmente diferentes. Uma característica interessante sobre a jade é que a pedra está presente em diversos relatos históricos, que marcam a evolução do ser humano ao longo dos anos.
Dentre as principais vantagens oferecidas pela jade natural, há atributos relacionados à espiritualidade e ao bem-estar, que combatem sintomas depressivos, afastam os problemas emocionais, limpam o campo energético dos portadores e facilitam seu acesso ao plano astral.
8. Granada
Caracterizada pela coloração avermelhada, a granada é uma pedra encontrada em jazidas naturais localizadas na África do Sul, Austrália, Áustria, Brasil, Sri Lanka, Suécia, Tchecoslováquia, entre outros países.
Com alta capacidade energética, o cristal é amplamente utilizado como um símbolo de amor, confiança e união. Mas suas vantagens vão além disso: ele também proporciona benefícios para a carreira profissional e saúde física, além de conferir proteção energética aos portadores
9. Lápis-lazúli
Lápis-lazúli é o nome dado ao cristal de coloração azul que marca a história dos povos egípcios devido à aplicação como um amuleto poderoso e até como maquiagem, se pulverizada para tal.
Por se tratar de um cristal que emana ondas vibratórias energéticas para o corpo do portador, a lápis-lazúli age diretamente nos bloqueios mentais, livrando o corpo e a mente de crenças engessadas e empecilhos que afetam a autoconfiança.
10. Peridoto
Dentre as pedras preciosas que possuem coloração verde, a peridoto é um cristal que se diferencia pela tonalidade próxima a um verde oliva. Mas não é apenas isso que faz da gema tão preciosa, afinal, ela só chega à superfície através das movimentações vulcânicas.
Para quem busca melhorias no campo afetivo e espiritual, a pedra é um ótimo recurso, pois estimula a maturação de sentimentos vinculados ao amor incondicional, à inveja e ao egoísmo, além de desbloquear a suscetibilidade à clarividência e ao campo espiritual.
Agora que você já sabe quais são as principais pedras preciosas encontradas na natureza, continue navegando pelo blog da ArtStones e aproveite para conferir como limpar e ativar suas pedras!
Amo as pedras trabalho com elas tenho medo que um dia elas desapareçam assim como está acontecendo com os animais estão morrendo pela ambição do homem .obrigado