Ametista Natural – Propriedades e Benefícios

Drusa de ametista natural

Quando pensamos em uma pedra na cor roxa, normalmente o primeiro nome que vem à cabeça é o da ametista natural. Essa popularidade se dá ao fato de ser um dos quartzos mais procurados por colecionadores não só pela sua beleza, mas também pela sua frequência energética extremamente poderosa.

Certamente se usada da forma adequada, não será só benéfica ao seu portador como também a todos aqueles que estão ao seu redor.

História da Ametista Natural

Cena de mineração de ametista natural

A Ametista Natural, embora encontrada em diversos lugares do mundo, tem suas jazidas mais importantes encontradas no Brasil, mais precisamente na cidade de Ametista do Sul. Essa cidade é conhecida por ter o privilégio geológico de possuir as maiores jazidas de ametista do mundo, geminadas nas erupções vulcânicas do período crustáceo da terra, há 135 milhões de anos.

Clique aqui para conferir a matéria sobre jazidas de Ametista Natural!

A palavra Ametista Natural vem do grego “Amethystos” que significa “não bêbado”, referindo-se ao uso como amuleto que previne a embriaguez. Os próprios gregos acreditavam que essa pedra os protegia contra a feitiçaria, nostalgia, maus pensamentos, embriaguez, e da penetração dessas forças sobre o espírito.

Efeitos da Ametista Natural para o corpo

 Pessoa medita segurando uma ametista na mão,

Ela exerce efeito calmante sobre o coração e os nervos, melhorando a capacidade de concentração. Além de ser uma pedra benéfica em casos de enxaqueca e esgotamento emocional causados pela tensão e ansiedade. Uma dica especial é colocá-la embaixo do travesseiro, esse ato proporciona um sono mais tranquilo protegendo contra pesadelos.

Contudo, para procedimentos relacionados com a estética, utilizar a água fluidificada com esse cristal na pele ajuda no cuidado e proteção. Também é uma grande aliada contra a queda de cabelo quando utilizada nos fios.

Efeitos da Ametista Natural para a mente.

Ametista posicionada ao lado de uma vela

Sua capacidade energética nos proporciona sentimentos de harmonia, coesão familiar, e sensação de renascimento. Essas ligações fazem com que seu portador consiga tomar as melhores decisões na hora de fortalecer as amizades verdadeiras e afastar os falsos amigos.

Utilizá-la na meditação transmite frequências agradáveis sobre a alegria de viver, paz, calma e harmonia. Esses elementos ajudam a tomar melhores decisões na hora de solucionar problemas.

Em suma, a Ametista Natural é indicada para a autocontemplação, sensação de liberdade, fluxo de pensamento, autocontrole e tolerância.

De Semijoias a Decoração de Ambientes

Arranjo de Drusas de Ametista Natural Dispostas em uma caixa

São inúmeras maneiras de utilizar essa pedra especial. De cor vibrante e brilho incomparável, a ametista natural é um objeto requisitado tanto na decoração de ambientes como na utilização em Semijoias e acessórios.

Para decorações, essa gema pode ser encontrada em formato de bojo, drusa, bruta, ou em sua forma polida e lapidada. Esse tipo de ornamento ativa a transmutação de energia no ambiente, fazendo com que toda a negatividade seja reduzida e tornando o local mais agradável.

Elas também são utilizadas em uma grande variedade de joias e Semijoias. Suas cores, estruturas e características únicas a tornam o cristal ideal para complementar qualquer visual, desde acessórios mais básicos até joias de alto padrão.

Sugestões de Montagem

Pulseira delicada feita com contas de ametista natural

Joias produzidas a partir dessa pedra apresentam um design delicado com um toque de sofisticação. Essas características a tornam um cristal versátil, ideal para eventos formais e informais.

Sobretudo você pode se inspirar em peças feitas com essa gema especial e produzir joias como: Colares, Pulseiras, Brincos, Anéis e Braceletes.

Confira na imagem acima uma pulseira confeccionada com esferas de ametista natural, penduricalho de metal e o fio de strech.

Sugerimos sempre deixar a pedra como destaque principal e utilizar um acessório mais discreto. Isso faz com que a beleza da pedra fique mais evidente e o restante seja somente um complemento.

Todos esses produtos você encontra no site da ArtStones, clique nos links e confira!

1 – Medalha de Metal

2 – Berloque Caneca

3 – Contas de Ametista

4 – Fio de Strech

5 – Tulipa Crisântemo

Ficha de descrição técnica da Ametista Natural

Variedade de Ametistas Naturais em Diferentes Formatos e Tamanhos

Grupo: Quartzo

Dureza de Mohs: 07

Cor: Violeta-claro até escuro, translúcido até transparente.

Fratura: Concóide quebradiça.

Sistema Cristalino: Trigonal, prisma de seis faces

Composição Química: Sílica, dióxido de ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio, traços de cromo.

Propriedades: Calmante, Afasta a Negatividade, Transmite Paz e Harmonia.

Locais Onde é Encontrada: Brasil, Madagascar, Zâmbia, Uruguai, Birmânia, Índia, México, Namíbia, Rússia, Sri Lanka e os Estados Unidos.

Fontes de Livros:

Pedras Preciosas — Cally Hall

Gemas do Mundo — Walter Schumman

Prevenções e Cura com Pedras — Karl Stark e Werner E. Meier

Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 — Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.

Autor do Post: Suzana Perez

Avalie este post
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

Deixe um comentário