Conhecida como uma das pedras mais antigas já registradas, a Ágata se destaca pela aparência exuberante, que apresenta cores distintas e detalhes inconfundíveis. Mas, o verdadeiro diferencial da pedra está além do seu visual! Muito poderosa, ela possui ação terapêutica, estimulando o equilíbrio mental e físico do seu portador.
Ficou interessado? Então, acompanhe esse guia que a ArtStones preparou para te ajudar a entender, de fato, o que é a pedra Ágata, quais os benefícios garantidos com o uso e muito mais. Confira!
O que é a pedra Ágata?
A pedra Ágata natural é um tipo de quartzo da variedade calcedônia, composta pelo mineral Dióxido de Silício (SiO2) e caracterizada pela variedade de tons e anéis concêntricos, que exibem uma beleza estonteante e singular.
Essas características transformaram a Ágata em uma pedra amplamente utilizada na confecção de joias e ornamentos, principalmente quando consideramos sua usabilidade como um amuleto de sorte e proteção.
A partir da interpretação mística, a pedra Ágata atua no sistema do seu portador de forma benéfica, ampliando sua energia positiva e proporcionando efeitos de expansão e harmonia da consciência, além da proteção e purificação energética de vibrações externas.
Qual é a origem da Ágata?
Contam os historiadores que Cleópatra, a Rainha do Egito, era uma mulher que esbanjava poder e autoestima. Além disso, ela também era extremamente vaidosa e mística. Amava pedras e portava consigo os mais variados amuletos feitos de gemas naturais, incluindo as Ágatas.
Diz a lenda que a rainha presenteava seus guerreiros vitoriosos com medalhões feitos da pedra, assim como os generais que, antes de ir para a guerra, recebiam um medalhão de ágata preta para protegê-los e trazer sorte na batalha.
No entanto, o primeiro registro da Ágata foi feito na Itália, mais especificamente na região sul da ilha, onde estava localizado o rio Achates — que inspirou o nome da pedra. Hoje, ela pode ser encontrada em diversos países, como Uruguai, Estados Unidos, República Tcheca, Brasil, Índia, Madagascar e Rússia.
Quais são as cores da Ágata?
Assim como as demais pedras e cristais terapêuticos, a Ágata pode ser encontrada em várias cores diferentes, que apresentam desde tons naturais até aqueles conquistados a partir da coloração artificial. O mais interessante é que, dependendo da cor da Ágata, é possível usufruir de alguns efeitos energéticos. Confira a seguir:
- Azul: energização, elevação da consciência e harmonia;
- Vermelho: coragem, vontade, força e concentração;
- Branca: paz, tranquilidade e bondade;
- Preta: equilíbrio, proteção e estabilidade.
Quais são os benefícios da pedra Ágata?
A partir de uma perspectiva mística, quando você utiliza uma pedra, ela tende a ampliar a energia que você já emite. Por isso, se você usar a pedra acreditando em pontos positivos, ela irá ampliar a energia que você emana e você estará mais próximo de obter maior positividade. Isso acontece pois as pedras têm um campo de energia vibracional que eleva o campo de energia do seu portador.
Por outro lado, quando você utiliza uma Ágata, seu sistema cristalino e seu campo de energia vibracional é refletor, ou seja, ele limpa a energia recebida e devolve em energia purificada. Com isso, é possível obter alguns benefícios a partir do uso contínuo da Ágata. Saiba mais sobre eles a seguir:
Cura e proteção
Um dos principais benefícios obtidos a partir da Ágata é seu uso como amuleto de cura e proteção. Graças a sua alta capacidade de equilíbrio, a energia das pedras Ágata auxilia no balanceamento das nossas próprias energias positivas e negativas, o que fortalece nosso sistema imunológico e nos mantém mais calmos.
Além disso, suas propriedades contribuem para a proteção do portador da pedra, já que ela possui função protetiva contra as energias negativas, com ação refletora, direcionando essas energias para longe do portador, ao invés de absorvê-las.
Equilíbrio e vitalidade
O uso das Ágatas também é indicado para aqueles que buscam por mais equilíbrio e vitalidade em suas vidas. Como elas proporcionam mais equilíbrio e harmonia energética, seu usuário provavelmente irá notar melhorias significativas no seu estado físico e emocional.
A pedra Ágata também amplia nossa força vital, o que estimula o balanceamento entre o corpo físico e a nossa mente. Isso nos faz sentir mais disposição, força e coragem para enfrentar o dia a dia.
Energização e veracidade
Outra vantagem grandiosa proporcionada pela Ágata é a aplicabilidade da pedra na limpeza, purificação e energização de ambientes. Para isso, basta fazer a limpeza e ativação da pedra e mantê-la em um local fixo no ambiente escolhido.
A Ágata também é conhecida como a pedra da verdade, por isso, é amplamente utilizada para garantir que tudo o que o portador está dizendo seja verídico, justamente por ser uma mensagem que vem direto do seu coração.
Como saber se a pedra Ágata é verdadeira?
Uma das formas de definir se uma pedra Ágata é verdadeira é analisando suas características físicas, principalmente as que estão relacionadas às cores e detalhes. Na natureza, a pedra é facilmente encontrada nas cores preto, cinza, marrom, vermelho e azul. Logo, versões da pedra que são vendidas em outros tons podem conter a adição de corantes em seu interior.
Apesar de apresentarem tons bonitos e atrativos, as Ágatas coloridas artificialmente podem ser nocivas ao portador, que pode se intoxicar com a tinta, além de estar adquirindo um produto que não cumpre seu objetivo, já que não fornece benefícios terapêuticos, tanto para o corpo como para a mente.
Vale lembrar que as pedras naturais existem na terra há milhares de anos, por isso, uma das principais características que ajudam na identificação de uma Ágata verdadeira é a presença de desgastes, sujeira, arranhões e alterações leves na coloração.
Gostou desse conteúdo? Então, continue navegando em nosso site para sanar todas as suas dúvidas acerca de pedras naturais, curiosidades, métodos de cuidado e conservação, dicas de montagem de joias e semijoias e quais são os materiais fundamentais para se tornar um artesão de semijoias. Boa leitura e até a próxima!
Ficha de descrição técnica da pedra Ágata
Grupo | Quartzo. |
Dureza de Mohs | 6,5 – 7,0. |
Cor | Cinza, branco, preto, amarelo, pêssego, laranja, bege, vermelho, verde, azul e marrom. |
Fratura | Concóide. |
Sistema Cristalino | Hexagonal. |
Composição Química | Dióxido de silício (SiO2). |
Propriedades | Equilíbrio, proteção e força vital. |
Origem | Uruguai, Estados Unidos, República Tcheca, Brasil, Índia, Madagascar e Rússia. |
Referências bibliográficas
- CALLY HALL. Gemstones. [s.l.] London ; New York Dorling Kindersley, 2002.
- SCHUMANN, W.; RUI RIBEIRO FRANCO; MARIO DEL REY. Gemas do mundo. Rio De Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.
- STARK, K. Prevenções e cura com Pedras. [s.l.] Livropostal, [s.d.].
Respeite os direitos Autorais da Lei 9610/98 – Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.