Com a demanda cada vez mais alta e uma margem de lucro super atrativa, o segmento de semijoias tem se tornado cada vez mais popular entre os empreendedores do Brasil. E não teria como ser diferente, afinal, todo cliente gosta de fazer um bom negócio — e as semijoias definitivamente são um bom negócio.
Muito populares entre os consumidores de bijuterias ou joias, as semijoias conseguem unir qualidade e custo-benefício em peças que não só trazem um diferencial para o visual das pessoas, como são diferenciadas por si só. Por isso, não é uma surpresa quando pensamos nas semijoias como um ramo de negócios lucrativo — mas, a verdade é que ele pode ser ainda mais se for feito do jeito certo!
Quer aprender como empreender no mercado de semijoias do zero e desenvolver um negócio de uma forma única e autêntica? Então, está no post certo! Continue a leitura e confira as dicas da ArtStones para iniciar no mercado de semijoias!
Afinal, por que empreender no mercado de semijoias?
Assim como todo segmento, no mercado, há uma série de mitos e verdades sobre semijoias, que deixam o cenário de empreendimento um pouco nebuloso, sem garantir segurança para quem está começando a empreender. Apesar disso, empreender em semijoias continua sendo uma escolha repleta de benefícios, pois é um negócio que oferece:
- Alta demanda;
- Boa margem de lucro;
- Variedade de estilos e peças;
- Matéria-prima de ótimo custo-benefício;
- Mercado online com potencial crescimento.
É claro que existem diversos outros motivos para começar a trabalhar com semijoias. Sua afinidade com o segmento, por exemplo, pode ser um grande ponto para começar. Além disso, o empreendimento pode entrar para o seu dia a dia como uma extensão de outros negócios ou apenas um meio para complementar a sua renda.
Como começar a empreender em semijoias: dicas para aprender do zero
Seja no ramo de semijoias ou em qualquer outro nicho, começar sempre pode ser a parte mais difícil — principalmente se você está aprendendo do zero. No entanto, com um bom planejamento, a compreensão do mercado e dos materiais para semijoias, seu desenvolvimento como especialista, entre outras estratégias, você poderá criar um negócio de sucesso. Confira as dicas da ArtStones:
1. Comece fazendo um planejamento financeiro
Independentemente do tipo de empreendimento que você deseja iniciar, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro completo. Comece pelo cálculo do investimento inicial, depois inclua os custos de produção, das embalagens e demais despesas envolvidas.
A partir de um bom planejamento financeiro, você não só irá garantir que seu negócio tenha todos os recursos essenciais para se sustentar, como irá evitar despesas inesperadas.
2. Estude o seu produto
Ter propriedade naquilo que você faz é a peça-chave para passar credibilidade e autoridade aos clientes do seu negócio. Por isso, se você não tem experiência no segmento, é recomendado fazer um curso para especialização em semijoias.
Busque fazer especializações em montagem de semijoias, entenda a diferença entre processos de banho e folhagem, aprenda sobre energização e propriedades terapêuticas de cristais e obviamente, não deixe de aprofundar seus conhecimentos sobre empreendimentos e gestão de negócios.
3. Estude o mercado de semijoias
Outro ponto que merece a sua atenção antes de iniciar um novo negócio é a compreensão do mercado no qual você está se inserindo. Nesse caso, você deve aprofundar seus conhecimentos acerca da sua concorrência, das tendências que mais impactam o segmento e o comportamento dos seus consumidores.
Assim, você irá entender qual é o melhor tipo de produto deste nicho para oferecer ao seu público-alvo e consequentemente, quais estratégias de venda utilizar para atrair mais clientes.
4. Busque bons fornecedores
No segmento de semijoias, a qualidade das peças é algo que está diretamente relacionado aos fornecedores que você escolhe. Nesse caso, fazer uma pesquisa aprofundada será de grande ajuda, mas você também pode buscar por fornecedores em comum com seus concorrentes, desde que você tenha a certeza de que vale a pena.
De forma geral, é importante formar parcerias responsáveis, que cumprem com os prazos e entregam variedade de produtos com a qualidade que prometem, especialmente no caso de acessórios folheados ou banhados. Além disso, buscar por fornecedores é uma ótima forma de diminuir os custos de produção, afinal, compras por atacado costumam ter um custo menor.
5. Escolha bem o estilo das peças
Estar por dentro das principais tendências entre as semijoias é fundamental para ter um negócio de destaque, que não só trabalha com aquilo que seu público-alvo deseja, como vai além — justamente por estar à frente das novidades, além de conhecer peças consideradas atemporais.
É claro que marcar o estilo e a cara do seu negócio em cada produção de semijoia não é algo que deve-se deixar passar. O ideal é combinar sua criatividade àquilo que tem chamado a atenção dos consumidores, criando peças únicas e autênticas. A partir daí, a fidelização de seus clientes será natural e você terá mais segurança para continuar empreendendo.
6. Crie uma identidade visual para sua marca
Inicialmente, pode ser que você não sinta a necessidade de investir na identidade visual do seu negócio, mas um fato é: ela é fundamental para o processo de empreendimento em semijoias. Hoje em dia, ter um bom branding é tão diferenciado que muitos empreendedores conquistam seus clientes antes mesmo de eles consultarem os preços das peças que desejam.
Por isso, criar uma identidade visual, como logotipos, templates para redes sociais e informações relevantes ao público, é o caminho para transmitir a essência da sua marca, facilitando a conexão com seus clientes e aumentando as chances de vendas de pulseiras, brincos e chockers feitas por você.
7. Divulgue seu trabalho nas redes sociais
Quando se trata de empreendimentos, a divulgação em redes sociais se apropria da identidade visual de sua marca para conectá-la com o público-alvo pretendido de forma prática e acessível. E falamos acessível porque, hoje em dia, a maioria das pessoas possui smartphones e acessa as redes sociais — o que facilita bastante o processo de divulgação do seu trabalho.
Para isso, você pode criar contas para sua marca em redes sociais como Instagram e Facebook, que permitem o compartilhamento de produtos de uma forma mais acolhedora e direta, pois, os clientes não só poderão entrar em contato com facilidade, mas passarão a acompanhar e interagir com suas atualizações, além de fechar as compras por ali mesmo.
E para fechar o texto, uma dica extra: o atendimento próximo e personalizado vale muito quando se trata da fidelização de clientes. Por isso, aproveite que você ainda está iniciando o seu negócio e ofereça um atendimento caprichado, respeitoso e de qualidade antes, durante e após a compra do seu cliente.
Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o blog da ArtStones para ler mais textos que, assim como este, vão te ajudar a abrir e desenvolver o seu novo negócio de sucesso no segmento de semijoias. Aproveite e confira nosso post sobre os materiais essenciais para todo artesão de semijoias!