Qual a diferença entre Joia, Semijoia e Bijuteria?

Você sabe qual a diferença entre joia, semijoia e bijuteria? Muitos artesãos não conhecem a diferença entre esses materiais e não entendem como isso pode afetar o resultado do seu acessório.

Para criar acessórios de qualidade, é essencial que todo artesão tenha conhecimento do material que está utilizando, entendendo como ele se adapta melhor a diferentes aplicações.

Neste artigo, você aprenderá sobre as principais características de joias, semijoias e bijuterias. Continue lendo para aprimorar a qualidade dos acessórios que você cria!

O que são Bijuterias?

Mesa com maleta de cristais de vidro, alicate rainbow e uma pulseira elástica de cristal.

Bijuterias são acessórios populares fabricados a partir de uma variedade de materiais, como metais comuns, plástico, vidro e resina, entre outros.

É comum que essas peças sejam fabricadas utilizando materiais como alumínio, ferro ou aço, e ocasionalmente Zamak, uma liga metálica.

Para simular o brilho de metais preciosos, as bijuterias recebem um banho flash ou de no máximo 2 milésimos.

E para reduzir os custos do revestimento, é comum usar metais pesados, tipo o níquel, o que pode causar alergias em algumas pessoas.

As bijuterias não recebem o mesmo tratamento de alta qualidade das semijoias, por isso tendem a oxidar, escurecer e descascar mais facilmente, resultando em uma vida útil mais curta.

No universo das bijuterias, é comum encontrar contas que imitam pedras, geralmente feitas de plástico de baixa qualidade, vidro ou resina. Já as pérolas sintéticas são frequentemente produzidas em ABS.

Entretanto, as miçangas são muito utilizadas na produção desses acessórios e são uma excelente opção para artesãos em fase de aprendizado devido ao seu custo acessível e facilidade de manuseio.

A principal vantagem de utilizar miçangas é a ampla diversidade de cores, tamanhos e formatos que possibilita a criação de uma variedade de acessórios, como colares, pulseiras, macramês e outras peças.

O que são Semijoias?

Conjunto de Pulseiras em Quartzo Rosa com acessórios folheados a Ouro com materiais para montagem sobre a mesa.

Semijoias são acessórios feitos com materiais como latão ou cobre e recebem um banho especial de metais preciosos como ouro, ouro branco ou prata.

Esse banho é feito em várias camadas para garantir um acabamento refinado. Durante esse processo, várias etapas são feitas para melhorar a qualidade, brilho, cor e segurança das peças, sem usar metais prejudiciais como o níquel.

A espessura da camada de metal nobre aplicada é importante para que a semijoia não desgaste facilmente, fazendo com que ela dure por muitos anos se for bem cuidada.

Por exemplo, se a semijoia for banhada a ouro, uma camada de 3 a 4 milésimos já possui uma boa durabilidade e de 5 a 7 milésimos é considerado ótimo.

Na ArtStones optamos pelo banho em Ouro 18k com 6 milésimos para semijoias com zircônias e 8 milésimos nas demais peças, uma quantidade que proporciona uma excelente durabilidade.

Ao contrário das bijuterias, as semijoias incorporam pedras semipreciosas naturais, como Ametistas, Quartzos, Olho de Tigre, entre outras.

Além disso, é comum a utilização de Zircônias, cristais fabricados em laboratório com a finalidade de imitar diamantes. Essas geralmente são fixadas no próprio metal, tornando o uso mais seguro, pois raramente se soltam.

O que são Bijoias?

Pulseira Bijoia de Murano com acessórios em ouro branco sobre mesa com materiais espalhados.

Bijoias são acessórios que combinam elementos de bijuterias com materiais folheados de alta qualidade. Essas peças são tipicamente confeccionadas com muranos, cristais de vidro e pedras sintéticas, em conjunto com componentes folheados.

Os acessórios folheados passam por um processo que inclui camadas de metal nobre e outros tratamentos para assegurar maior durabilidade e brilho.

Isso resulta em acessórios que não descascam facilmente, proporcionando uma vida útil mais longa para a peça.

O que são Joias?

Pulseira de Malaquita Natural, Pérolas de Água doce e prata 925 em cima de mesa com alicate.

Joias são peças valiosas feitas de metais nobres como ouro, prata e platina. Elas são fabricadas com elevados padrões de qualidade, sendo resultado do trabalho artesanal de joalheiros especializados.

O preço das joias é significativamente mais alto em comparação com semijoias e, especialmente, bijuterias. Esse custo elevado é justificado pela durabilidade dessas peças, projetadas para resistir ao tempo e muitas vezes são passadas de geração em geração como herança familiar.

O valor das joias pode aumentar ainda mais quando incluem gemas preciosas como diamantes, rubis e safiras. Para ser considerada uma gema, a pedra precisa atender a diversos critérios de qualidade, como cor, brilho, polimento e lapidação, entre outras características.

Por essa razão, adquirir uma joia é frequentemente visto como um investimento, dada sua durabilidade, qualidade e potencial de valorização ao longo do tempo.

Toda Semijoia tem a mesma Qualidade?

Pingentes e peças banhadas da ArtStones

Entendemos que uma semijoia é definida como um acessório feito com metais banhados e pedras naturais semipreciosas, mas isso não significa que todas as semijoias tenham a mesma qualidade.

Na categoria de semijoias, há diferentes fatores que influenciam sua qualidade, como a qualidade da pedra ou zircônia e quantidade de milésimos do banho. Identificar a qualidade de uma pedra natural muitas vezes é fácil, pois sua beleza reflete sua qualidade.

No entanto, determinar a qualidade do banho é mais complexo. Por exemplo, um fecho folheado a ouro com apenas 1 milésimo pode aparentar ter a mesma beleza e cor que outro com 8 milésimos, mas nunca serão equivalentes em qualidade.

A qualidade do banho é um fator decisivo na durabilidade de uma semijoia. Uma peça de qualidade inferior pode durar apenas 1 mês, enquanto um folheado de alta qualidade pode durar três anos ou mais.

Isso se deve à quantidade de milésimos, aos cuidados nos processos de fabricação e à qualidade do verniz aplicado. Na ArtStones, nossas semijoias passam por 12 etapas de fabricação, garantindo assim a melhor qualidade para nossos clientes.

Em nossa matéria sobre o processo de Banho da ArtStones, explicamos detalhadamente as etapas de produção dos folheados e destacamos as diferenças entre um banho comum e um de alta qualidade, além de fornecer dicas importantes sobre como armazenar adequadamente seus acessórios.

Como Escolher o Material Perfeito?

Diversas pulseiras elásticas e bijuterias em cima de mesa branca.

Quando se trata de selecionar materiais para joias, semijoias e bijuterias, é importante que o artesão considere a qualidade, durabilidade e o valor desejado para o acessório final. Por isso, não se esqueça:

  • Bijuterias: Feitas com materiais de menor durabilidade e pedras sintéticas acessíveis.
  • Semijoias: Utilizam metais com banho multicamadas e pedras naturais, oferecendo um equilíbrio entre qualidade e preço.
  • Joias: Feitas com metais preciosos e gemas naturais de alta qualidade, proporcionando uma beleza excepcional e alto valor agregado.

Em nossa loja online, oferecemos uma grande variedade de materiais para a montagem de semijoias, bijuterias e joias finas, adequadas para qualquer estilo e ocasião. Gostou de conhecer mais sobre os acessórios que fazem parte do seu dia a dia? Deixe nos comentários com quais materiais você prefere trabalhar!

Avalie este post
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

Deixe um comentário