Berilo Natural: Conheça a Variedade de Pedras que Compõe a Família do Berilo!

Três variaçoes de berilo natural

Você sabia que a Água-marinha, morganita e esmeralda, têm algo em comum? Sem dúvida não imaginamos que pedras tão populares possam ter alguma conexão entre elas. Curiosamente todas são compostas por silicato de alumínio, e são consideradas como variações do berilo natural. Esse mineral consegue fornecer muitas cores e estruturas diferentes conforme as impurezas presentes no local. Mas saiba que ele também é encontrado na forma pura e incolor, sem nenhum tipo de inclusão.

Nesse post você entenderá como essas variações se formam e quais são as propriedades que esse mineral fascinante pode fornecer!

História do Berilo Natural

Família de pedras de berilo em diferentes variedades e cores

O berilo é um mineral que apresenta uma quantidade significativa de berílio, um tipo de metal alcalino com alta condutividade térmica, que por ser raro, dificulta a formação do berilo de acordo com algumas situações geológicas. Usualmente é encontrado em granitos, rochas metamórficas e cavidades.

O metal berílio foi descoberto ao realizar testes em esmeralda, feito pelo químico francês Louis Nicolas Vauquelin no ano de 1798, e a partir daí todos os minerais com essa composição, entraram como a variação chamada berilo.

O que difere um mineral para o outro é sua coloração, pedras como a água-marinha são azuis, enquanto as esmeraldas são verdes. Assim como o que classifica sua raridade é a transparência, já as mais claras e sem inclusões são as mais desejáveis para os colecionadores.

Para o berilo ser totalmente transparente, é preciso que os elementos ali compostos consigam inibir as impurezas, chamamos essa variação de Goshenita. Além disso, na idade média esses cristais foram de extrema importância para a produção de lentes para lupas, telescópios e até óculos, tudo isso graças a sua composição cristalina.

Ao falar de raridade, o berilo mais raro e precioso de todos é o vermelho, ele é conhecido como esmeralda escarlate e seu valor comercial é bastante elevado graças a sua transparência, muitas vezes confundido com o rubi.

Efeitos do Berilo Natural para o corpo

Aplicação de pedras de berilo sobre o corpo para efeitos terapêuticos

Devido à concentração do metal berílio, as ações terapêuticas para o corpo são conhecidas há milhares de anos. Os gregos utilizavam a água tratada com pedrinhas de berilo para acalmar os nervos e o coração. Além disso, usavam em casos de inflamações no estômago e intestino.

Para utiliza-la é preciso ter muito cuidado, pois é necessário ter certeza de se tratar de um mineral legítimo, além de buscar qual é a procedência e forma de extração.

Efeitos do Berilo Natural para a mente.

Pessoa segurando uma pedra de berilo

Ele é conhecido por ser uma pedra suave, que irradia boas vibrações para penetrar no fundo da alma, fortalecendo a aura e a nossa consciência.

Dizem os místicos que essa pedra traz charme, atração sexual e sensação de alegria ao seu portador, principalmente na hora da meditação, realçando as oscilações dos impulsos eróticos.

Contudo, essas são algumas das principais propriedades energéticas que podem mudar de acordo com cada cor da variação berilo.

Clique aqui para conferir um post sobre as propriedades da água-marinha!

Dicas de Uso com Berilo Natural

Pedra de berilo sobre fundo com folha

Por ser uma pedra que apresenta inúmeras versões, o berilo é encontrado na forma de esmeralda e água-marinha cravejado em joias preciosas, utilizado por muitas celebridades.

Já em forma de decoração, aconselhamos colocar as pedras em uma taça e deixá-las ao lado da cama, sala ou no local onde deseja absorver toda a energia.

Assim, você pode ousar na criatividade e desfrutar de todos os benefícios espirituais, além de embelezar o seu ambiente com as mais belas variações do mineral berilo.

Ficha de Descrição Técnica do Berilo

Variaçoes de berilo

Composição química: Silicato de Berílio e Alumínio

Dureza de Mohs: 7 – 8

Cor: azul, vermelho, verde, rosa, transparente, amarelo

Fratura: Concóide

Fontes de Livros:

Pedras Preciosas — Cally Hall

Gemas do Mundo — Walter Schumman

Prevenções e Cura com Pedras – Karl Stark e Werner E. Meier

Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 – Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.

Autor do Post: Suzana Perez

Avalie este post
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

Deixe um comentário