Ao olhar para uma pedra de tonalidade azul com belas faixas brancas, podemos deduzir que se trata de uma calcedônia natural. O que muita gente não sabe é que o termo calcedônia abrange algumas das pedras mais populares. Nesse post você entenderá qual é a diferença e a forma correta de mencionar essa pedra dependendo do contexto.
Acompanhe a história, curiosidades e as principais propriedades energéticas que a calcedônia tem a nos oferecer!
História da Calcedônia Natural
Mesmo não sendo a pedra mais atraente de todas, os tibetanos comparavam sua beleza com a flor de lótus, pois diziam que ela transmitia paz e tranquilidade. Posteriormente seu nome foi dado em homenagem à cidade grega de calcedônia.
Ainda na antiguidade, ela era muito utilizada para esculpir desenhos e criar selos para fixar em correspondências reais. Esse foi o primeiro passo para objetos começarem a ser produzidos e comercializados com calcedônias entalhadas em forma de desenho.
De acordo com alguns filósofos antigos, usar uma calcedônia azul em volta do pescoço é benéfico para pessoas que utilizam a oratória com frequência, como advogados e atores.
Agora, falando um pouco mais sobre o termo calcedônia, é importante saber que esse nome se refere a um grupo de pedras como a ágata, o ônix e o jaspe. Todos eles são uma variedade de calcedônia classificados como um grupo de silicatos, alguns dos minerais mais importantes da crosta terrestre.
Então quando nos referimos a calcedônia no universo das joias, é especialmente a variedade leitosa de cor azul desse mineral.
Clique aqui para conhecer as propriedades energéticas da Ágata Natural!
Efeitos da Calcedônia Natural para o corpo
Após compreender melhor a variação azul da calcedônia, fica mais fácil aplicar as suas propriedades terapêuticas.
Ela ajuda em casos de febre e feridas graves, diminui as varizes e principalmente age em dores nas amígdalas, contribuindo para uma voz mais clara e suave. Além disso, crianças que apresentam distúrbios de fala podem utilizar uma calcita em forma de pingente.
Surpreendentemente elas também estimulam a produção de leite materno. Apenas faça um chá com a calcedônia devidamente limpa e higienizada, alguns sábios dizem que elas são eficazes para problema.
Efeitos da Calcedônia Natural para a mente.
Como toda a pedra azul, a calcedônia consegue estimular a paz interior e a autoconfiança, melhorando a concentração e o raciocínio. Mais uma vez é indicada para pessoas que falam muito proferindo discursos e conferências, uma dica é tocar a calcedônia com a ponta da língua antes de iniciar algum desses eventos, isso livrará a inibição e o nervosismo.
Assim, se você tem distúrbios de sono, coloque uma pedrinha de calcedônia em baixo do travesseiro. Ela proporcionará um sono mais tranquilo e livre de pesadelos.
Dicas de Uso com a Calcedônia
A tonalidade azul nunca sai de moda, especialmente falando de joias que apresentam pedras naturais. Essa cor simboliza a criatividade, alegria e espiritualidade. Assim, usar acessórios com pedrinhas de calcedônia natural irá permitir que você esbanje luxo e riqueza, além de desfrutar de todos os benefícios citados nesse post.
Produza joias com as calcedônias disponíveis no site da ArtStones, são pedras naturais de alta qualidade!
Ficha de Descrição Técnica da Calcedônia
Composição química: Dióxido de Silício
Dureza de Mohs: 6 – 7
Cor: Branco azulado e azul
Fratura: Concóide
Sistema Cristalino: Trigonal
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas – Cally Hall
Gemas do Mundo – Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras – Karl Stark e Werner E. Meier
Karen Frazier – O livro dos Cristais
Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 – Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez