Capaz de fornecer os melhores benefícios medicinais, a Dolomita Natural está presente em utilidades do nosso dia-a-dia, como em pedrinhas de jardim, máscaras faciais e até capsulas de suplemento que transmitem efeitos calmantes e anti-inflamatórios. Essas são só algumas das vantagens proporcionadas por este rico mineral, que por ser de natureza frágil, na maioria das vezes é encontrado em forma de pedrinha rolada em pingentes.
Aprenda mais sobre essa poderosa pedra natural!
História da Dolomita Natural
Na idade média, a dolomita já era utilizada por médicos e alquimistas, eles a transformavam em pó para ser usada como remédio contra doenças da pele e ossos.
Em 1702, o famoso geólogo Deodát Guy Silvain descobriu em uma de suas aventuras, pequenas pedrinhas de dolomita natural. A princípio ele imaginou que fosse um simples calcário, já que fisicamente eram muito parecidas.
Ao levar para realizar alguns experimentos, ele percebeu que a rocha não apresentava reação aos ácidos colocados sobre ela, ao contrário de minerais como a calcita e Aragonita que reagem quase que instantaneamente.
A partir daí a Dolomita foi reconhecida como um novo mineral, nomeado em homenagem a Deodát. Esse foi o pontapé inicial para o começo de novas pesquisas cientificas, a fim de descobrir sua utilidade.
A cor mais comum da Dolomita é o branco, mas ela também é encontrada em tons de amarelo, azul ou rosa. Sua utilidade é de grande serventia para a humanidade, pois ela é usada para a fabricação de tijolos, concreto, e alguns tipos de cimento para construção.
Além de todas essas aplicações, a dolomita voltou a ser explorada no uso medicinal, especialmente em forma de pó. Com isso, podemos encontrá-la facilmente em lojas de produtos naturais para a pele ou uso oral.
Efeitos da Dolomita Natural para o corpo
Ao ser aplicada na pele, a dolomita penetra rapidamente para cicatrizar ou até mesmo rejuvenescer. Esse resultado é graças a grande quantidade de carbonato de cálcio e magnésio presentes em sua composição, auxiliando na absorção dos nutrientes em nossa epiderme.
Já na forma de suplemento, a dolomita é encontrada com o objetivo de fornecer propriedades calmantes, analgésicas, descongestionante e tonificante.
Muitos ainda utilizam a dolomita a fim de prevenir doenças bucais como o mau hálito, gengivite e afta.
Lembre-se de consultar um especialista antes de utilizar qualquer suplementação com a dolomita. Ele irá fornecer uma orientação adequada com base nas suas necessidades.
Efeitos da Dolomita Natural para a Mente.
Suas funções purificadoras proporcionam maior alegria e energia vital sobre o corpo e a alma, absorvidas através da pele e dos sentidos.
Pessoas agressivas, com explosões de raiva e mudanças repentinas de humor devem utilizar a dolomita em forma de pulseira, isso irá reduzir as alterações hormonais, e trará mais energia vital e tranquilidade.
No momento da meditação, use a dolomita como elemento transmissor para proporcionar a calma, equilibrando os desejos e as necessidades íntimas.
Clique aqui para conferir um post sobre cristais terapêuticos!
Dicas de Uso com a Dolomita
Ao adquirir uma joia que contenha a dolomita, tenha cuidado ao manuseá-la. Elas são extremamente frágeis e quebradiças graças a sua dureza, que varia entre 3 e 4. Isso influência na hora de cortar o mineral, fazendo com que o mesmo se desmanche dependendo da maneira realizada.
Prefira utilizar a dolomita em sua forma de pedrinha rolada, que além de ser um belíssimo adorno, ela terá mais durabilidade e não se quebrará tão facilmente.
Ficha de Descrição Técnica
Grupo: Quartzo
Dureza 3,5 – 4
Cor – Branca, Amarela, Aosa, Azul, Marrom e Transparente.
Composição Química – CaMg (CO3) Cálcio-Magnésio-Carbonato.
Sistema Cristalino – Trigonal
Propriedades: Limpeza de corpo e alma, harmoniza nossos desejos, rejuvenescimento da pele.
Locais de origem: Áustria e Brasil
Fontes de Livros:
Pedras Preciosas – Cally Hall
Gemas do Mundo – Walter Schumman
Prevenções e Cura com Pedras – Karl Stark e Werner E. Meier
Karen Frazier – O livro dos Cristais
Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 – Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.
Autor do Post: Suzana Perez