A pedra do Sol, também conhecida como “sunstone” ou “goldstone” é um cristal que se destaca no universo das pedras devido a sua simbologia, que remete ao calor e à vitalidade da energia solar. Formada pela união de vestígios rochosos, silicato de alumínio, cálcio e sódio, ela apresenta coloração laranja-marmorizada, digna de destaque em qualquer meio.
O material é visto popularmente como um cristal energético de poder espiritual elevado, já que traz diversos benefícios para o corpo e a mente de seus portadores. Por esse motivo, ela é amplamente utilizada na criação de colares, braceletes, brincos, amuletos ou demais acessórios que facilitam o uso e o transporte por quem a porta.
Ficou curioso para saber mais sobre ela? Então acompanhe este post exclusivo do blog ArtStones para descobrir qual é o significado da pedra do Sol, onde ela é encontrada, para que serve e muito mais!
Qual o significado da pedra do Sol?
Segundo algumas lendas, a pedra do Sol representa a energia solar que supre os desejos de quem a porta, assim como promove disposição e bem-estar no dia a dia. De acordo com a mesma história, ela foi criada por monges e alquimistas para ser um cristal de cura e manifestação com o objetivo de construir uma ligação entre a Terra e o Céu.
Onde é encontrada a pedra do Sol?
A origem dos minerais que compõem a pedra do Sol foi mantida em segredo por muitos anos, o que a tornou um cristal bem raro e caro. Mas, com o passar do tempo, foram encontradas jazidas naturais com os componentes necessários para sua produção em diversos países, como Noruega, Suécia, Itália, Canadá, EUA, Grécia e Índia.
Ficha de descrição técnica da pedra do Sol
Grupo | Feldspato |
Dureza de Mohs | 7 |
Cor | Laranja com detalhes marmorizados no branco |
Sistema Cristalino | Triclínico |
Composição Química | Silicato de Alumínio, Cálcio e Sódio |
Propriedades | Alegria de Viver, Auto Estima, Charme, Ambição |
Origem | Noruega, Suécia, Itália, Canadá, EUA, Grécia e Índia |
Confira: A Energia das Pedras: Conheça os Mistérios que Envolve a Magia dos Cristais!
Quais são os benefícios da pedra do Sol?
Devido a sua composição e simbologia que remetem ao maior astro do sistema solar e à energia do fogo, a pedra do Sol possui benefícios relacionados à maior confiança, bem-estar e desempenho na vida pessoa e profissional. Saiba mais a seguir:
Benefícios da pedra do Sol para a mente
Quando consideramos que a pedra do Sol atua diretamente na vida pessoal e profissional dos portadores, os problemas nessas áreas costumam ficar pequenos quando impactados pela energia do cristal. Isso porque ela também é considerada a pedra da ambição e auxilia no cumprimento dos principais objetivos da vida de quem a utiliza.
Além disso, ela traz maior positividade à vida, principalmente quando associada à meditação, podendo elevar os níveis de autoestima e a sensação de pertencimento ao universo divino. Logo, é natural que os portadores do cristal se sintam mais dispostos, plenos e em paz.
Benefícios da pedra do Sol para o corpo
Mesmo sendo feita artesanalmente, a pedra do Sol ainda é considerada um cristal terapêutico, já que apresenta as propriedades naturais das rochas que a compõem.
Sua composição, que resgata a energia solar, costuma ter efeito sobre pessoas que sofrem com distúrbios psíquicos e doenças psicossomáticas, atuando no fortalecimento imunológico e agindo como calmante. Um bom exemplo desses benefícios é que ela se torna muito útil no tratamento para pessoas que lidam com insônia.
Benefícios da pedra do Sol para o ambiente
Além da mente e do corpo, a pedra do Sol também proporciona benefícios significativos aos ambientes, seja quando ela é deixada em um local específico ou quando seus portadores frequentam espaços diversos.
Nesse sentido, tanto o ambiente quanto o portador da pedra se tornam blindados às energias negativas e contribuem para a dissipação de energias positivas e boas vibrações no ambiente. Consequentemente, quando a pedra do Sol está em um ambiente, ela o deixará mais seguro.
Como ativar a pedra do Sol?
Como a pedra do Sol possui ação bloqueadora de energias negativas, ela não precisa passar por processos de limpeza e ativação de pedras, afinal, ela é autolimpante e não requer nenhum procedimento do tipo para se tornar funcional.
Apesar disso, seus efeitos podem ser potencializados com os procedimentos de ativação de pedras tradicionais, mais especificamente a ativação por luz solar. Para isso, basta deixá-la exposta aos raios solares por pelo menos 30 minutos — lembrando que a luz solar do 12h é a mais indicada, justamente por esse ser o período em que ela está mais intensa.
Qual é a verdadeira pedra do Sol?
Ao contrário do que muitos pensam, a pedra do Sol não é um cristal que se forma naturalmente, sem qualquer interferência humana. Por isso, é comum quem ocorram alguns equívocos na hora de identificar pedras verdadeiras.
Para identificá-las, você deve se atentar, principalmente, aos fatores estéticos da pedra, que mesmo tendo vidro como componente, ainda conta com a aparência muito semelhante à das pedras naturais. Nesse caso, a verdadeira pedra do Sol tem a cor laranja e apresenta detalhes marmorizados em branco.
Como saber se a pedra do Sol é falsa?
Descobrir se uma pedra do Sol é falsa é mais fácil do que parece. Geralmente, a versão falsa da pedra tem uma aparência distante da de qualquer pedra natural, pois apresenta brilhos semelhantes à purpurina. Caso você encontre uma pedra solar que brilha demais, pode ter certeza de que ela é falsa.
Como usar a pedra do Sol no dia a dia?
Os diversos atributos físicos e energéticos fazem da pedra do Sol um cristal que proporciona charme e boas vibrações aos portadores e aos ambientes onde é alocada. Por isso, ela é usada, principalmente, para a confecção de semijoias banhadas ou folheadas, além de ser utilizada para ampliar os efeitos de harmonia obtidos a partir das técnicas de Feng Shui. Veja:
Design em Joias
Quando utilizada na criação de acessórios, a pedra do Sol confere uma aparência única e especial às peças, trazendo a beleza e o calor da cor laranja e da energia solar para o dia a dia de quem a utiliza.
Nesse contexto, a pedra pode ser incrementada na confecção de colares, anéis, brincos ou pulseiras. Há quem diga que o tipo de acessório pode influenciar a ação da pedra, porém, isso é um mito: independentemente da peça, você poderá usufruir dos benefícios da pedra do Sol normalmente.
Feng Shui
Se você preferir, também é possível utilizar a pedra do Sol como um agente na harmonização dos ambientes e das energias que circulam por ali, elevando a energia solar nesse espaço. Para isso, você pode deixá-la em sua casa, no trabalho, dentro de escrivaninhas, armários ou até expostas em uma bancada, ou altar.
Gostou desse post? Então, continue navegando pelo blog Artstones e faça a leitura de outros conteúdos como este para aprofundar seus conhecimentos. Aprenda mais sobre o universo das pedras e cristais energéticos, técnicas práticas e funcionais para a confecção de acessórios e descobra quais materiais usar na montagem de semijoias!
Referências bibliográficas
- CALLY HALL. Gemstones. [s.l.] London ; New York Dorling Kindersley, 2002.
- FRAZIER, K. O Livro dos Cristais. [s.l.] Mantra, 2021.
- SCHUMANN, W.; RUI RIBEIRO FRANCO; MARIO DEL REY. Gemas do mundo. Rio De Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.
- STARK, K. Prevenções e cura com Pedras. [s.l.] Livropostal, [s.d.].
Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 – Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.