Pérolas – Conheça as Pérolas para Semijoias e Suas Diferenças

As pérolas encantam a humanidade há séculos e sua presença em semijoias proporciona uma elegância atemporal a qualquer peça.

Em um mundo repleto de opções, entender as características das pérolas é fundamental para os artesãos de semijoias que buscam criar peças únicas. Da pérola natural à pérola de vidro, cada uma exibe características únicas.

Neste post, descubra como escolher as pérolas ideais para suas criações e aprenda a valorizar ainda mais suas semijoias.

O Cultivo de Pérolas

Pérola Natural dentro de concha em cima da areia

O processo de cultivo de uma pérola natural inicia-se quando um corpo estranho, como um pequeno grão de areia, penetra no interior de um molusco.

Nesse momento, o mecanismo de defesa do molusco entra em ação, produzindo várias camadas de nácar. Com o passar do tempo essas camadas de nácar se acumulam, dando origem à pérola.

Este é um processo demorado, que pode levar vários anos para produzir pérolas de qualidade. Quanto mais tempo as ostras têm para produzir nácar, maior é a qualidade da pérola.

Pérolas Naturais

Pérolas Akoya em cima de concha natural.

As pérolas naturais podem ser encontradas em uma variedade de tamanhos, formatos e tonalidades. Quando as pérolas são de água salgada, elas se formam dentro de ostras e quando são de água doce, são formadas em mexilhões.

Os artesãos que produzem joias e semijoias de alto padrão utilizam pérolas naturais.

E ao criar um colar com essas pérolas empregando a técnica do nózinho para conferir maleabilidade, o resultado é um acessório refinado que transmite elegância.

Em nossa loja virtual você encontra Fios de Pérolas de Água Doce de alta qualidade, perfeitas para produzir semijoias sofisticadas.

Pérolas Shell

Colar de pérolas com uma concha sobre uma mesa de madeira.

As pérolas Shell são opções sintéticas que imitam perfeitamente as naturais. Normalmente, são produzidas a partir de substrato de porcelana ou resina, coberto com um composto de madrepérola.

Elas se destacam por sua versatilidade, oferecendo tamanhos e formatos mais uniformes do que as pérolas naturais, além de uma ampla gama de cores, do branco clássico a tons vibrantes e coloridos.

Mesmo sendo produzidas artificialmente, as pérolas Shell são consideradas peças nobres e podem apresentar valor de mercado igual ou superior a uma pérola natural. Explore nossa categoria de Fios de Pérola Shell.

Pérolas de Vidro

Brinco e Colar de pérola shell branca sobre pedra cinza.

As Pérolas de Vidro são frequentemente utilizadas nas montagens de bijuterias. Para trabalhar com esse produto, é preciso entender que são peças delicadas que necessitam de cuidados para manter sua beleza.

Como o próprio nome sugere, elas são feitas de vidro e geralmente recebem tonalização após passadas no fio. A tonalização é aplicada em um processo de esmaltação, concedendo cores vibrantes com acabamento perolizado ou acetinado.

Por serem peças sintéticas que recebem uma camada de cor, elas não são adequadas para serem utilizadas em peças que recebem atrito, pois podem riscar ou descascar com bastante facilidade. o ótimas alternativas de baixo custo para criar acessórios de bijuteria. 

Afinal, qual Pérola usar?

Fio de pérolas naturais, com cola, linha e agulha para montagem de colar.

Já entendemos as diferenças, os processos e falamos um pouco sobre a montagem para cada tipo de pérola. Mas ainda assim, muitos artesãos se sentem indecisos na hora de montar sua coleção para vender.

Afinal, fica difícil de escolher entre a beleza natural das pérolas de cultivo, a sofisticação das pérolas shell ou até mesmo o brilho e o baixo custo das pérolas de vidro. No entanto, é de imenso valor direcionar seus acessórios ao público-alvo apropriado.

  • Pérolas Naturais: São as favoritas dos artesãos que se dedicam à criação de joias e semijoias refinadas. Elas se destacam por suas características únicas e brilho, conferindo um toque de elegância ao visual. Ideais para acessórios delicados onde a pérola é o destaque principal.
  • Pérolas Shell: Perfeitas para peças mais robustas, as pérolas shell são amplamente usadas na confecção de joias e semijoias. Elas oferecem uma alternativa às pérolas naturais, especialmente em tamanhos maiores, apresentando formatos, veios e brilho característicos.
  • Pérolas de Vidro: São ideais para a montagem de bijuterias e acessórios mais leves que não estão sujeitos a muito atrito. Suas cores vibrantes, simetria e custo acessível são os principais atrativos.

Agora que você conhece as diferenças entre as pérolas naturais, shell e de vidro, está preparado para escolher a pérola ideal na hora de montar suas semijoias. Se você se sentiu inspirado para criar seu próprio colar de pérolas, não perca a oportunidade de conferir o nosso Kit de Materiais para Colar de Pérolas.

Você terá tudo o que é necessário, incluindo os materiais de montagem e uma videoaula exclusiva para aprender do zero. Comece a criar suas próprias semijoias com pérolas!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Suzana Perez Art Stones

Suzana Perez é a CEO da ArtStones. Possui formação em Direito pela Universidade Paulista UNIP, especializações em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Além disso, tem um extenso histórico de estudos na área de comportamento humano e do mercado digital. Com uma abordagem inovadora e foco na segurança e qualidade de produtos, Suzana também conquistou uma expertise no ramo de semijoias, garantindo peças que solidificaram a reputação da ArtStones como líder do setor. Sua compreensão do comportamento dos consumidores digitais também desempenhou um papel crucial no sucesso da empresa. E, aqui no blog ArtStones, sua missão é compartilhar seu conhecimento sobre semijoias, pedras naturais e como criar peças exclusivas. Por isso continue acompanhando os conteúdos e descobrindo ainda mais sobre o mundo das pedras!

 

Deixe um comentário