É fato que as semijoias demandam cuidados especiais para terem sua aparência e brilho preservados e, consequentemente, para que sua vida útil seja muito maior.
Se você tem notado que suas peças estão oxidando, escurecendo ou perdendo suas características naturais, continue a leitura deste post para descobrir quais são os cuidados essenciais para se ter com semijoias para preservá-las por muito mais tempo!
Como conservar seus acessórios: 9 dicas de cuidados com semijoias!
Com o tempo, até mesmo acessórios de qualidade elevada, sejam semijoias com pérolas ou pedras, acabam perdendo seu brilho característico. Por isso, existe uma série de cuidados que devem ser tomados para que esses detalhes sejam preservados por mais tempo possível.
Para te ajudar nisso, nós da ArtStones preparamos 9 dicas infalíveis de cuidados com semijoias, anote aí:
1. Armazene suas semijoias com cuidado
As semijoias precisam ser armazenadas em recipientes específicos para elas, como porta-joias, que as mantêm longe da umidade e de outras condições externas não muito favoráveis aos seus materiais.
Geralmente, os porta-joias são encontrados em diversos modelos, materiais e revestimentos. Dentre os mais comuns estão os compactos e as versões mais robustas, feitos com madeira, cerâmica, porcelana e veludo — esse último sendo indicado apenas para ambientes secos e longes da maresia, viu? Falamos mais sobre isso na dica 3, é só seguir com a gente!
2. Organize suas peças conforme o modelo
Com um porta-joias em mãos, o segundo passo é organizar suas peças conforme o modelo, ou seja, colares devem ser guardados com colares, brincos devem ser guardados com brincos, anéis com anéis e por aí vai!
Isso não só previne que as peças diferentes enrosquem ou embolem, como também garante que elas não tenham contato inadequado e não arranhem umas as outras.
3. Mantenha as semijoias longe de umidade
A umidade é uma das maiores inimigas das semijoias. Por isso, sempre que possível, mantenhas suas peças longe da água ou ambientes sem o arejamento adequado, ok?
Um ponto importante aqui é que não é indicado utilizar esses acessórios em praias e piscinas, para praticar exercícios físicos ou limpar a casa. Isso por que a água, o suor e os produtos de limpeza também são muito prejudiciais para as peças, independentemente se são banhadas ou folheadas.
Além disso, é essencial ter cuidado com onde seus acessórios são armazenados caso você viva em regiões úmidas ou próximas da praia, ou esteja só de visita. As melhores opções nesses casos são sempre as caixinhas organizadoras e, em casos de peças muito delicadas, os saquinhos de cetim.
Um ponto muito curioso aqui — já mencionado na dica 1 — é que, apesar de toda popularidade que o veludo tem em preservar as semijoias, ele está longe de ser a melhor opção quando se trata de protegê-las da umidade. Isso porque esse material retém muita água, seja do ar ou da maresia, com muita facilidade e a espalha por todas as peças que está envolvendo.
Por isso, observe com cautela a região onde você está para que seus acessórios não sofram com as condições climáticas, combinado?
4. Realize a limpeza adequada dos acessórios
Apesar das semijoias não combinarem com umidade, na hora de limpar as peças, a água é permitida. Para isso, você pode fazer uma mistura com água e sabão neutro, esfregando-as suavemente com o auxílio de uma esponja ou escova de dentes.
Finalize enxaguando as semijoias em água corrente e seque muito bem para não ficar nenhum resquício de umidade ou sabão. Vale lembrar que esse processo também funciona para o polimento das peças.
5. Faça o polimento manual das peças
Se você preferir, também é possível fazer o polimento manual das suas semijoias, sem precisar utilizar água neste processo. Para isso, você pode utilizar uma flanela seca, como aquelas que acompanham os óculos de grau ou de Sol.
Faça, então, o polimento de cada uma das peças individualmente, esfregando a flanela nos objetos por até 2 minutos. Assim, será possível recuperar o brilho natural das semijoias, deixando-as com cara de peças novinhas em folha!
6. Tenha cautela com o uso de produtos hidratantes
Além de úmidos, os hidratantes são produtos que contam com diversos componentes que diminuem o tempo de vida útil das semijoias, podendo oxidá-las e danificá-las.
Mesmo que seja inevitável conciliar hidratantes e semijoias, é indicado que você coloque as peças somente depois que a pele absorver bem o creme. Assim, será possível garantir que a qualidade delas seja preservada.
7. Evite usar os acessórios durante seus exercícios físicos
Já ficou sem entender quando pegou uma peça prata que você usa diariamente toda escurecida? Isso pode acontecer por diversos fatores, mas o principal é o suor natural do nosso corpo. Portanto, na hora de ir à academia ou realizar qualquer outro tipo de atividade física, lembre-se de removê-las.
8. Fuja do sol e da maresia para não danificar as peças
Quando estamos em regiões litorâneas, é praticamente impossível não entrar em contato com o Sol ou com a maresia. O problema é que esses ambientes são extremante nocivos para a semijoias, joias e bijuterias.
Tanto a exposição solar quanto o contato com o sal presente na maresia irão contribuir para a deterioração das peças, que poderão oxidar e, consequentemente, escurecer. Se você está pensando em ir à praia, não se esqueça de remover as semijoias que você usa diariamente e, caso deseja utilizá-las, opte por peças que não são feitas com metais de acessórios.
9. Evite ao máximo o atrito das semijoias com outros objetos
Você provavelmente já se deparou com uma pessoa removendo suas semijoias na hora de lavar as louças, certo? Isso acontece porque, além do contato com a umidade, o atrito das peças com pratos, panelas e outros refratários, pode causar riscos e manchas. Então, lembre-se de removê-las religiosamente antes de dar início à limpeza, ok?
Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o Blog da ArtStones para conferir mais conteúdos que contemplam os processos de manutenção das peças, materiais para a montagem de semijoias, cuidados e conservação de pedras, curiosidades e muito mais!