Utilizado para fins decorativos ou na confecção de semijoias, o Murano é um material muito apreciado devido a sua beleza e versatilidade. Feito a partir de um processo artesanal, ele tem aparência e estrutura semelhantes a do vidro, mas seu acabamento é infinitamente mais sofisticado e elegante.
Se você deseja saber o que é, de fato, o Murano, de onde vem seu nome, qual o seu significado, como distingui-lo do vidro, como usá-lo como material para a montagem de semijoias específicas, entre outras curiosidades que contemplam o cristal, acompanhe este guia completo que a ArtStones preparou para você!
O que é o material Murano?
O Murano é um tipo de vidro artesanal amplamente utilizado para confeccionar semijoias e peças de decoração. Feito a partir de um processo sofisticado e meticuloso, ele é considerado um cristal luxuoso e exclusivo, que apresenta uma beleza inigualável.
Originário da Itália, esse material carrega a cultura e a história de artesãos especialistas que dedicaram suas vidas e trabalho para desenvolvê-lo, sempre por meio de técnicas de sopro e um método de produção refinado.
Uma característica de destaque desse vidro artesanal é que ele pode ser tingido de diversas cores. Por isso, é muito comum encontrar peças de Murano coloridas ou estampadas, como o clássico olho grego.
Por que o nome Murano?
O nome “Murano”, atribuído ao material, foi inspirado na região italiana que se tornou referência na produção desse cristal, conhecida como a Ilha de Murano, em Veneza.
Hoje em dia, sua produção não é exclusiva da região, mas é fato que as pedras produzidas no local apresentam qualidade e aparência que se distinguem de qualquer outra peça já vista no universo dos cristais artificiais.
Confira: Tipos de tratamentos e classificações das gemas tratadas!
Qual o significado do Murano?
Como o Murano é um cristal produzido artificialmente, ele não costuma carregar significados relacionados a sua composição. No entanto, sua matéria-prima — o vidro — e os símbolos retratados em seus diferentes moldes acabam trazendo maior significância às peças.
No caso do vidro, ele atua como um canalizador de energias positivas, atraindo otimismo e equilíbrio aos seus portadores. Já as versões moldadas, como o olho grego, agem no afastamento efetivo do mal, repelindo a negatividade e garantindo a proteção de quem o leva consigo.
Além disso, é inegável que esse cristal carrega um significado atrelado à sua exclusividade, que transmite elegância, sofisticação e luxo para seus portadores.
Como identificar o verdadeiro Murano?
Identificar um Murano verdadeiro é uma tarefa delicada, afinal, o material cristalino se assemelha ao vidro e, muitas vezes, pode ser confundido como tal.
Apesar disso, é inegável que o Murano é naturalmente mais brilhoso e transparente, características que resultam da combinação de materiais, como areia, chumbo e quartzo, do processo de queima a 1500 °C e das técnicas artesanais de sopro.
Isso já é suficiente para conferir uma exclusividade incomparável ao material, tornando-o um dos cristais artificiais mais almejados como materiais de pulseiras, colares, anéis, e como itens de decoração — com destaque aos vasos, porta objetos, cinzeiros, entre outros itens decorativos.
Qual a diferença de vidro e Murano?
Diferenciar ambos materiais depende de entendermos o modo de produção de cada. Enquanto o vidro costuma ser produzido em larga escala e não requer técnicas avançadas para sua produção, o Murano passa por um processo artesanal especial para atingir os padrões estéticos e de qualidade ideais.
Além disso, o preço é outro fator decisivo para diferenciar os dois produtos: o Murano verdadeiro tem um valor muito superior ao do vidro. E esse valor se justifica devido às características estéticas do material, que é muito mais transparente e brilhoso do que o vidro comum.
Como usar Murano em semijoias: 5 opções de acessórios clássicos
Mesmo que o uso do Murano como objetivo decorativo seja muito comum, sua aplicação em semijoias não fica para trás. Neste segmento, esse cristal confere beleza aos acessórios e traz um toque de sofisticação sem igual. Continue a leitura para descobrir como usá-lo em semijoias com 5 opções de acessórios clássicos e versáteis:
1. Brincos de Murano
Os brincos estão entre os acessórios de Murano mais cobiçados. No segmento de semijoias, existe uma ampla variedade de versões deste material, inspiradas em designs específicos, que exibem estilos criativos ou mais sofisticados. De forma geral, os brincos mais procurados reúnem diversos cristais coloridos distribuídos em uma espécie de pendente.
2. Colares de Murano
Essa opção de acessório de Murano definitivamente é uma das mais abrangentes. Isso porque os colares comportam peças maiores, que são ainda mais elegantes e sofisticadas do que os cristais pequenos. Ainda assim, é possível esbanjar luxo com colares compostos por peças mais compactas, mas nesse caso, o diferencial ficará por conta das cores e estampas dos cristais.
3. Anéis de Murano
Clássicos do estilo maximalista, os anéis de Murano são conhecidos pela estrutura ampla e designs criativos. Normalmente, eles são confeccionados em cores alegres e apresentam efeitos marmorizados, abstratos ou em ouro. Ainda assim, existem opções mais delicadas, que apresentam um design minimalista e mais sofisticado, com estrutura em metais folheados ou banhados.
4. Pulseiras de Murano
Há quem diga que foram as pulseiras de Murano que popularizaram o uso do material na confecção de semijoias, mas não há nada que comprove essa informação.
Mito ou fato, o mais importante é que esses acessórios detêm uma beleza inigualável — inclusive, uma prática comum é escolher a cor do cristal com base na coloração natural dos olhos do portador para ressaltar sua beleza natural.
5. Berloques de Murano
Os berloques são pingentes comumente aplicados em pulseiras, normalmente trazendo detalhes especiais e exclusivos ao acessório. No caso dos berloques de Murano, esse destaque é inerente a peça, afinal, a transparência, o brilho e os detalhes do material roubam a cena das demais peças que compõem as pulseiras — mas isso não é um problema, pois esse cristal é feito para brilhar!
Vale destacar que o uso do Murano em semijoias é algo que traz um verdadeiro diferencial para as suas peças. — e isso não está necessariamente relacionado a sua aparência, por mais diferenciada que seja.
Um fato é: o Murano é uma material requintado que agrega valor aos produtos onde é aplicado, fazendo-as serem muito mais procuradas por aqueles que não abrem mão de um toque de luxo e sofisticação em suas vidas.
Gostou desse texto? Então, continue acompanhando o blog da Artstones e aprofunde seus conhecimentos no segmento de semijoias. São conteúdos que contemplam assuntos sobre confecção de acessórios, escolha dos materiais utilizados na criação das peças, cuidados essenciais para se ter com semijoias, e muito mais!
Adoro as peças da Artstones sempre compra, pois as as pedras e pérolas são de excelente qualidade.