Apesar de ser conhecido popularmente como uma pedra ou cristal, o âmbar é, na verdade, uma resina vegetal fóssil derivada de pinheiros naturais do Mar Báltico. Devido a sua coloração singular, que combina tons de laranja e amarelo-dourado, a substância é muito utilizada para fins terapêuticos, como amuleto e na confecção de acessórios.
Acompanhe o post para descobrir onde surgiu o âmbar, para que serve, qual o significado da pedra do âmbar, quais seus benefícios, como utilizá-lo no dia a dia e muito mais!
O que é a pedra âmbar e para que serve?
O âmbar nada mais é do que uma regina orgânica com mais de milhões de anos de história. Proveniente de pinheiros encontrados na região do Mar Báltico, o material é composto por uma substância chamada ácido succínico, que conta com características superpoderosas, com ação anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante.
Com base em suas propriedades naturais, o âmbar é muito utilizado como um cristal de cura em tratamentos terapêuticos, analgésicos, relaxantes, antisséptico, potencializadores da imunidade. Já as propriedades visuais do âmbar, que o caracterizam como uma pedra preciosa, o tornaram um material comumente utilizado na criação de joias, acessórios e bijuterias.
Onde surgiu o âmbar natural?
A história do âmbar nos acompanha desde os primórdios da humanidade. A substância é retirada de pinheiros naturais das florestas banhadas pelo Mar Báltico, onde é encontrada até a atualidade. Além disso, o material também pode ser encontrado no fundo do mar e extraído de plantas leguminosas, características de regiões com clima temperado.
Esse tipo de exploração é realizado ao ar livre, por um processo de lavagem e seleção, com apenas 15% aproveitado para fins de decoração e joalheria. O que sobra é prensado e utilizado para outras finalidades!
O que é e qual é o significado da pedra de âmbar?
A pedra de âmbar é o resultado de um sistema de cristalização amorfo. Por isso, ela não é considerada um cristal ou uma gema, apesar de contar com componentes cristalinos.
Na história da humanidade, a pedra de âmbar foi reconhecida como uma pedra energética e mágica, utilizada como amuleto de sorte tanto na antiguidade como no período contemporâneo — como uma ferramenta que estimula vivacidade, atrai energias positivas e protege as crianças.
Para o hinduísmo, a pedra também é utilizada como uma ferramenta para alinhar e equilibrar os chakras no corpo humano, justamente por afastar as energias negativas que podem comprometer nosso bem-estar e a harmonia entre o corpo e a mente.
Quais são os benefícios da pedra de âmbar?
Além dos efeitos psíquicos já comentados, a pedra de âmbar também garante diversos benefícios para o corpo e a mente, impactando positivamente a saúde física e emocional. Confira:
Benefícios do âmbar para o corpo
Na antiguidade, o âmbar era reconhecido por suas propriedades curativas e foi utilizado por muito tempo por fumantes como um tipo de “medicamento” contra o vício.
Se portado diretamente sobre a pele, alivia problemas de artrite, reumatismo, gota, artrose e dores nas costas. Em suma, ele age como um poderoso anti-inflamatório contra doenças relacionadas. Uma dica para alívio de dores nas mãos referente a artrite, é utilizar uma pulseira produzida com essa resina.
Também não podemos deixar de citar seu uso alternativo nos cuidados em bebês, que se usados em forma de colar tem propriedades de analgésico natural, agindo diretamente no alívio da dor relacionada ao crescimento dos dentes. É importante destacar que os bebês só devem usá-los com a supervisão de um adulto, e não devem morder o colar.
Confira: guia para colares: como escolher o material e o tamanho perfeito!
Benefícios do âmbar para a mente
Por ter relação espiritual com o sol, o âmbar desperta a alegria de viver e fornece ao seu portador sensações de calor e iluminação. Esse sentimento funciona como um guia, auxiliando no condicionamento emocional, principalmente em casos de depressão e incertezas. Além disso, ele também impacta positivamente a saúde mental, ajudando em atividades, como:
- Promoção de vitalidade;
- Estímulo da criatividade e intelecto;
- Aumento da concentração;
- Melhora nas sensações de relaxamento, harmonia e bem-estar;
- Promoção de energias positivas na meditação;
- Potencialização da autoconfiança e autoestima.
Como utilizar o âmbar natural?
Como você provavelmente já deve ter notado, o âmbar natural é uma resina superpoderosa e eficiente, que pode ser utilizada de diversas formas práticas: na decoração, em tratamentos terapêuticos e confecção de acessórios — como material de pulseiras, tornozeleiras e colares. Confira:
Decoração de ambientes
Ambientes decorados com a resina do âmbar exibem um visual rústico e ancestral, pois, além de contar com espécies vegetais em seu interior, também podem conter em seu corpo a presença de insetos, aranhas, anelídeos, crustáceos e outros organismos minúsculos cobertos quando a resina ainda estava aderente.
Normalmente esses ornamentos são utilizados em determinados ambientes para evidenciar borboletas ou até mesmo sapos contidos dentro dele. Essa prática é muito popular entre os entusiastas desses métodos decorativos mais antigos.
Criação de acessórios
Graças a sua aparência delicada e elegante, não é muito difícil de se imaginar usando brincos, pulseiras, amuletos, colares e até broches feitos com a pedra de âmbar. Inclusive, joias produzidas a partir dessa resina carregam significados espirituais e ancestrais às joias contemporâneas.
Se você estiver pensando em evidenciar a beleza da joia, é indicada a escolha de gemas tratadas, já que a sua aparência é mais brilhante — o que faz a peça se destacar ainda mais.
Mas, se a finalidade da joia for a liberação energética, opte por pedras sem polimento. Assim, a essência natural dessa resina será manifestada ao entrar em contato com a pele, promovendo efeitos físicos e emocionais.
Tratamentos terapêuticos
Na prática, o uso do âmbar em tratamentos terapêuticos pode ser feito a partir da aproximação da resina à pele ou região do corpo em tratamento, lembrando de manter esse contato pelo máximo de tempo possível.
Para garantir melhorias notáveis, a pedra de âmbar pode ser implementada na confecção de acessórios e, então, mantida próximo ao corpo, preferencialmente abaixo das roupas. Utilize-a por joias como colares, tornozeleiras e pendentes, sempre abaixo de camisetas, calças e demais peças de roupas que você utiliza diariamente.
Gostou deste post? Então aproveite para se aventurar ainda mais no universo das pedras, cristais e gemas naturais através dos conteúdos publicados no Blog da ArtStones! Aqui você encontra guias completos sobre materiais utilizados na confecção de acessórios, joias e semijoias, como no caso da Selenita, que é conhecida como um cristal com ação energizante e purificadora. Até a próxima!
Ficha de descrição técnica da pedra de âmbar natural
Grupo | – |
Dureza de Mohs | 2 – 2.5. |
Cor | Amarelo Claro, amarelo dourado, amarelo mel, laranja, vermelho, marrom, amarronzado etc. |
Fratura | Concóide. |
Sistema Cristalino | Amorfa, sem forma determinada. |
Composição Química | Carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre. |
Propriedades | Força vital, proteção, terapêutico, autoestima, limpeza, alívio do estresse. |
Origem | Dinamarca, Suécia, Rússia, Alemanha. |
Referências bibliográficas
- CALLY HALL. Gemstones. [s.l.] London ; New York Dorling Kindersley, 2002.
- FRAZIER, K. O Livro dos Cristais. [s.l.] Mantra, 2021.
- SCHUMANN, W.; RUI RIBEIRO FRANCO; MARIO DEL REY. Gemas do mundo. Rio De Janeiro: Ao Livro Técnico, 1995.
- STARK, K. Prevenções e cura com Pedras. [s.l.] Livropostal, [s.d.].
Respeite os direitos Autorais Lei 9610/98 – Qualquer reprodução do conteúdo sem autorização do autor do blog e sem as devidas menções, créditos e links serão equiparados aos crimes de plágio.